Notícias
Especialista do Cemaden recebe prêmio por melhor tese em Geomorfologia
O tecnologista Rodrigo Stabile, especialista em geodinâmica de desastres naturais do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) - recebeu o prêmio de Melhor Tese de Doutorado em Geomorfologia – Prêmio "Professor Aziz Nacib Ab’Saber".
A premiação ocorreu durante o 15º Simpósio Nacional de Geomorfologia (SINAGEO), realizado em Natal (RN), no último 04 de agosto, com o trabalho de pesquisa intitulado: "Geomorfodinâmica da interação vertente-canal em eventos de alta magnitude: considerações acerca dos movimentos de massa no Planalto do Paraitinga (SP)".
Promovido a cada dois anos pela União da Geomorfologia Brasileira (UGB), o evento SINAGEO é o principal fórum científico nacional dedicado ao estudo do relevo e processos associados. O simpósio reúne pesquisadores de todo o país para discutir avanços e aplicações da geomorfologia.
Como tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Geografia Física da Universidade de São Paulo (USP), o trabalho científico investigou como eventos extremos de chuva provocam escorregamentos generalizados e fluxos de detritos, alterando de forma significativa a paisagem e a dinâmica dos canais fluviais.
Importância do estudo científico no monitoramento de risco de deslizamentos
O estudo identificou condições de chuva crítica, capazes de deflagrar deslizamentos e fluxos de detritos. Analisou fatores que controlam sua magnitude e frequência, demonstrando como certas características do relevo podem prever pontos de maior incisão e deposição pelos fluxos de detritos.
Ao estudar a forma e dinâmica do relevo, a geomorfologia torna-se fundamental para entender não apenas como os processos naturais — como deslizamentos e fluxos de detritos — se desenvolvem e evoluem na paisagem atualmente, mas também para interpretar a gênese e a evolução das formas do relevo ao longo do tempo.
“Esse conhecimento permite identificar áreas suscetíveis a movimentos de massa e estabelecer limiares críticos para sua deflagração, sobretudo em resposta a eventos extremos de chuva”, afirma Rodrigo Stabile, pesquisador e especialista em geodinâmica da Sala de Situação do Cemaden. O pesquisador explica que as formas de relevo - aparentemente ‘anômalas’ em relação às condições climáticas atuais - podem ter sido originadas por eventos extremos passados. “Por isso, a geomorfologia contribui para uma compreensão mais profunda da dinâmica ambiental e dos riscos associados”, afirma Stabile e complementa: “A integração da geomorfodinâmica na previsão de desastres é essencial para a compreensão de como os eventos extremos modelam a paisagem, bem como sobre sua dinâmica e recorrência. Dessa forma, favorece a mitigação dos impactos sociais e ambientais desses eventos no Brasil.”
Os resultados dos estudos auxiliam, diretamente, no aprimoramento das metodologias de previsão e monitoramento de desastres naturais, especialmente aqueles relacionados a movimentos de massa deflagrados por chuvas extremas. Essa abordagem é estratégica para o Cemaden, pois ajudam na compreensão da dinâmica geomorfológica associada a eventos de alta magnitude e baixa frequência.
Link da pesquisa:
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-01032024-161557/pt-br.php
Mais informações sobre o evento: [https://2025.sinageo.org.br]"
Fonte: Ascom/Cemaden ( MRO)

