Notícias
Cemaden apoia conferência internacional sobre Clima e Regiões Semiáridas e participa de debate sobre desafios climáticos
A 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID2025) está ocorrendo nesta semana (15 a 19), em Fortaleza (CE), reunindo autoridades, especialistas e cientistas renomados de diversos países. Os debates focam temas sobre mudanças climáticas, adaptação e desenvolvimento sustentável em regiões secas ao redor do mundo.
A conferência internacional tem o apoio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) — unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O objetivo da conferência é construir estratégias concretas de adaptação às mudanças climáticas em regiões áridas e semiáridas. O tema está centrado na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em Belém (PA), em novembro.
A programação inclui plenárias, painéis temáticos e encontros paralelos. O evento promove debates sobre temas como gestão hídrica, financiamento verde, educação climática, tecnologias de monitoramento ambiental, cooperação internacional e formulação de políticas públicas para territórios vulneráveis.
Cemaden debate sobre variabilidade climática e mudança do clima
O climatologista Jose Marengo, coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Cemaden, foi o moderador do Painel da América Latina: “Impactos da Variabilidade Climática e da Mudança do Clima”, na programação do dia 15 de setembro. Esse painel focou os impactos da variabilidade climática e da mudança climática em toda a América Latina, mostrando seus efeitos sobre os ecossistemas, economia e comunidades. Por meio de estudos de caso, foram apresentados e debatidos os desafios como os eventos climáticos extremos, mudança na produtividade agrícola e pressões sobre os recursos hídricos.
O painel também examinou as estratégias adaptativas e respostas políticas, bem como a discussão sobre colaboração regional e soluções inovadoras para fortalecer a resiliência e promover o desenvolvimento sustentável diante dos desafios climáticos.
Além de moderador, o cientista Jose Marengo foi palestrante pelo Cemaden. A pesquisadora Rita Viera, do Cemaden, apresentou trabalho científico sobre a temática. Participaram também desse painel : Elena Abraham (IADIZA/CONICET), Victor Magaña (UNAM/México) e Cesar Morales (Universidade do Chile).
Promoção do evento
A conferência é uma promoção do Governo do Ceará, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A realização está a cargo da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema) e da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
A coordenação executiva é do pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Além do Cemaden, o evento também conta com o apoio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD) e da Embaixada da França no Brasil.
As informações e Programação da 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID2025) está disponível em: www.icid2025.com.br
Fonte: Ascom/Cemaden (MRO)
