Notícias
Curso
Cemaden realiza a VI Edição do Curso de Pesquisa Integrada em Risco de Desastres (PIRD)
Entre os dias 8 e 12 de setembro de 2025, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI) promoveu a sexta edição do Curso de Pesquisa Integrada em Risco de Desastres (PIRD), iniciativa voltada para alunos de programas de pós-graduação stricto sensu. O objetivo é contribuir para a formação multidisciplinar de seus participantes, a partir da apresentação de conteúdos teóricos e de atividades práticas, voltadas a sistemas de alertas de risco de desastres. O curso é ministrado por servidores e colaboradores do Cemaden e ainda conta com a participação de convidados de outras instituições.
O PIRD nasceu em 2017, a partir da demanda de programas de mestrado profissional que necessitam complementar a formação dos discentes com atividades práticas. Atualmente, o curso atende estudantes do Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais (PPGDN/UFSC), do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Risco e Desastre na Amazônia (PPGGRD/UFPA) e, do Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais (PPGDN/UNESP e Cemaden).
Desde sua criação, a coordenação geral do curso é realizada pela pesquisadora Silvia Midori Saito (Cemaden), também docente do PPGDN/UFSC e PPGDN/UNESP e Cemaden. Nessa edição contou com apoio de Allan Iwama e Rejane Lucena, pesquisadores do Cemaden.

- Foto 1 PIRD -Visualização em modelos 3D, permitindo interações imersivas de cicatrizes de deslizamentos.

- Foto 2 PIRD -Os participantes são estimulados a refletirem sobre a tomada de decisão de envio de alertas durante um simulado, conduzido pelos especialistas da Sala de Situação do Cemaden.

- Foto 3 PIRD - Apresentação dos grupos de trabalho sobre os produtos desenvolvidos durante o PIRD.
Participação e engajamento: alguns números de 2025
A edição de 2025 do Curso de Pesquisa Integrada em Risco de Desastres (PIRD) contou com:
- 3 professores convidados: Janete Abreu (UFSC), Hernani Rodrigues (UFPA) e João Athaydes (UFPA).
- 22 alunos participantes: 13 da UFSC e 9 da UFPA.
- 24 servidores e colaboradores do Cemaden, atuando como palestrantes e facilitadores.
- 4 atividades práticas, incluindo:
- simulado de emissão de alertas,
- café mundial,
- teatro para redução de risco de desastres,
- oficina para engajamento comunitário.

- Foto 4 PIRD -Café mundial realizado para um processo criativo e colaborativo entre os participantes para reflexão de importantes questões sobre o sistema de alertas.
Produtos gerados
Durante a semana, os alunos elaboraram quatro produtos relacionados aos principais eixos do sistema de alertas — conhecimento do risco, monitoramento, preparação e comunicação de risco — além de um produto específico sobre governança. Essas propostas estão em fase de minuta e serão futuramente consolidadas em uma publicação, que reunirá as recomendações e resultados obtidos no PIRD 2025.
Relevância institucional
Ao reunir estudantes, professores e servidores em um espaço de integração entre ciência e prática, a sexta edição do PIRD, promovida pelo Cemaden, fortalece a cultura de prevenção e de gestão de riscos no Brasil, contribuindo para a proteção de vidas e para o aprimoramento das políticas públicas de redução de desastres.
Fonte: Ascom/Cemaden (CC) e (MRO)
