Notícias
Defesa Civil de Itatiaia (RJ) visita o Cemaden
O diretor da Defesa Civil de Itatiaia-RJ, José Adelson de Oliveira e o agente Rodrigo Rocha estiveram hoje (01/08) na sede do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) - para conhecerem o sistema de monitoramento da instituição, em São José dos Campos (SP).
Em visita à Sala de Situação do Cemaden, o tecnologista especialista em Hidrologia, Leandro Casagrande, explicou sobre os dados do telão e como se processa o monitoramento, que funciona ininterruptamente, 24 horas nos sete dias da semana. Explicou como o funcionamento dos pluviômetros do Cemaden enviam dados hidrológicos a cada dez minutos para atualização do sistema. Essas informações, praticamente em tempo real, são analisadas por especialistas e, quando necessário, são emitidos alertas - de diferentes níveis de intensidade – para as áreas de risco.
Os membros da Defesa Civil de Itatiaia também conheceram os modelos de pluviômetros utilizados pelo Cemaden – dos que foram usados desde a fundação do Cemaden aos mais atuais, que possuem tecnologia de baixo custo de manutenção, com bateria que pode durar até oito anos.
O diretor da Defesa Civil informou que o município de Itatiaia precisa de mais equipamentos como os usados no Cemaden, pois a cidade está em zona de risco.
“Nossa cidade está em área de perigo de desastres naturais de grandes proporções. Tanto causados por chuvas locais como em consequências da intensidade de águas vindas de outras cidades por meio dos rios ou represas” informou Oliveira, diretor da Defesa Civil de Itatiaia.
Ao final da visita, eles disseram que pretendem levar à prefeitura as informações adquiridas. Sugeriram ampliar a parceria com o Cemaden para que a cidade possa ter mais tecnologia de monitoramento.
Fonte: Ascom/Cemaden (MM)
