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Série de Debates
Debate sobre Educação para Redução de Riscos de Desastres mostra ações das escolas e comunidades
Apresentação das atividades do Programa Cemaden Educação, pela pesquisadora Heloísa Martins.
Iniciando um ciclo de debates sobre Educação para Redução de Riscos de Desastres (ERRD), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) — unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) — por meio do Programa Cemaden Educação e instituições parceiras, promoveu a live “Diálogos em ERRD”. O debate ocorreu no último dia 27 de agosto, transmitido pelo Canal YouTube da Série de Debates do Cemaden.
Nesta primeira live, participaram pesquisadores da Rede de Educação para Redução de Riscos de Desastres do Litoral Norte de São Paulo (ERRD-LN), dos municípios de Ubatuba e São Sebastião (do Litoral Norte de São Paulo) e do Programa Cemaden Educação. O Mediador do debate foi o pesquisador do Cemaden, Allan Yu Iwama, especialista em Redução de Risco de Desastre.
No Projeto Escola Segura, em Ubatuba, os alunos são protagonistas
Mostrando as experiências e ações para redução de riscos de desastres em Ubatuba (SP), a primeira apresentação foi do geógrafo e pesquisador Pedro Carignato Leal, do Núcleo de Geociências, Gestão de Risco e Monitoramento Ambiental, do Instituto de Pesquisa Ambiental (IPA) — da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (SEMIL).
Carignato apresentou os trabalhos desenvolvidos em escolas públicas de Ubatuba, envolvendo a Defesa Civil Municipal e as comunidades, além das instituições parceiras, dentro o Projeto Escola Segura. No projeto, os alunos obtêm conhecimentos científicos sobre desastres, desenvolvem trabalhos de pesquisa em campo, monitoramento, mapeamento cartográfico e História Oral.. Os jovens realizam a identificação de risco na escola, aprendem a lidar com o GPS e o monitoramento da cidade.
“Em Ubatuba, os próprios alunos são protagonistas tanto do Plano de Contingência — sistematizando o mapa de evacuação, fuga e abrigo — como na comunicação de riscos.”, informa Carignato e complementa: “O saber popular e o conhecimento científico são os focos do Projeto Escola Segura”.
O pesquisador informou sobre a implementação de uma peça teatral, com o personagem Coringa fazendo a intermediação com o público. “O personagem atua como mediador com o público, na construção do conhecimento sobre redução de riscos de desastres”.
Cemaden Educação : conteúdos disponibilizados no site e a Campanha #AprenderParaPrevenir 2025-2026
A pesquisadora Heloísa Martins, do Programa Cemaden Educação, apresentou o site e os conteúdos de propostas de ações educativas nas redes de escolas e comunidades para redução dos riscos de desastres.
“O Cemaden Educação, atua como um Cemaden Microlocal, desenvolvendo ações para aprendizagem (ciência cidadã), pesquisa, monitoramento de dados e comunicação de alerta de risco. ‘, resume a pesquisadora. Mostrou os conteúdos disponibilizados no site como as Jornadas Pedagógicas e os seus níveis, a Midioteca (com jogos, vídeos, publicações), bem como as parcerias com instituições, universidades, pesquisadores especialistas nacionais e internacionais. Há também ações para intervenções junto às comunidades (Com-VidAção).
“Na parte de Mobilização, desde 2016, desenvolvemos a Campanha Nacional #AprenderParaPrevenir. A próxima, a ser lançada em outubro, terá um diferencial, pois vai abranger o período de 2025 e 2026.”, afirma a pesquisadora Martins. “Será uma campanha incentivando as escolas, Defesas Civis, instituições e universidades a desenvolverem uma campanha com o tema “Cidades Sem Risco”.
Mais informações sobre o Programa Cemaden Educação está disponibilizado no portal: https://educacao.cemaden.gov.br/
Fortalecendo a resiliência das comunidades em áreas de risco em São Sebastião
Fernando de Almeida, coordenador de Educação Ambiental e Climática, do Instituto de Conservação Costeira, apresentou as ações do Projeto Educando para o Risco, com base no projeto Escola Segura de Ubatuba e nas Jornadas Pedagógicas do Cemaden Educação.
Informou que foi criada uma Unidade de Conservação no município, um projeto de educação ambiental, contando com a participação de 10 Conselhos. “Após o desastre ocorrido no município, em 2023, foi criado o Projeto Restaura Litoral para recuperar as áreas afetadas pelos deslizamentos e inundações, os quais deixaram 853 cicatrizes na região.”, relata Almeida. “São mais de 40 mil pessoas que residem em áreas de risco em São Sebastião. O objetivo do projeto é o de fortalecer a resiliência das comunidades em áreas de risco.”, complementa o gestor e educador ambiental, informando que, atualmente, participam dos projetos oito escolas públicas. Destacou, também, a importância do trabalho de mapeamento cartográfico e de mapeamento e identificação da população moradora nas áreas de risco.
Série de Debates do Cemaden
O Canal YouTube da Série de Debates do Cemaden tem o objetivo de disseminar debates sobre “Ciência, Riscos e Desastres”, promovendo a interação entre cientistas, agentes de defesa civil, profissionais e interessados no tema. Outro foco é o de compartilhar os resultados de pesquisas e de boas práticas, que visem a redução do risco de desastres.
O mediador da live Diálogos em Educação para Redução de Riscos de Desastres”, pesquisador do Cemaden, Allan Yu Iwama, encerrou o evento, informando que será dado a continuidade a um ciclo de palestras sobre o tema, junto aos parceiros da Rede de Educação para Redução de Riscos de Desastres , criada em 2019.
A live na íntegra sobre “Diálogos em Educação para Redução de Riscos de Desastres” está disponibilizada no Canal YouTube da Série de Debates do Cemaden, no link:
https://www.youtube.com/watch?v=nkBu6ynrH1M
Fonte: Ascom/Cemaden (MRO)


