Reprodução de documentos
Os serviços de reprodução de documentos no Arquivo Nacional são regulados pela Portaria AN nº 104, de 30 de dezembro de 2022.
Cópias de documentos do acervo podem ser solicitadas presencialmente, na sede no Rio de Janeiro e na Superintendência Regional no Distrito Federal, ou remotamente pelo Módulo de Atendimento à Distância.
Reproduções de fotografias, vídeos e/ou arquivos sonoros serão fornecidas mediante preenchimento de Termo de utilização de documento custodiado pelo Arquivo Nacional, que contém o número da requisição de serviço (atendimento presencial) ou da correspondência (atendimento a distância) onde estão relacionadas as referências exatas da documentação selecionada.
Será emitida a Guia de Recolhimento da União (GRU), e o serviço será finalizado após a apresentação do comprovante de pagamento. Os valores constam na Tabela de prazos e valores dos serviços realizados pelo Arquivo Nacional.
Verifique aqui quais acervos se encontram interditados à consulta presencial.
Para saber se os documentos desejados estão disponíveis virtualmente, acesse o Sistema de Informações do Arquivo Nacional (Sian), e pesquise na aba Fundos e Coleções/Pesquisa Digital. Veja como fazer aqui.
Para mais informações e orientações de pesquisa, acesse o Módulo de Atendimento.