Notícias
Comitê de Resolução de Conflitos AN apresenta relatório sobre atuação em 2024
Há um ano, o Arquivo Nacional deu um passo importante rumo a um ambiente de trabalho ainda mais colaborativo e harmonioso, com a criação do Comitê de Resolução de Conflitos (CRC-AN) no âmbito do Programa de Integridade do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (Pró-Integridade). Instituído em 28 de novembro de 2023, o Comitê tem como objetivo principal promover relações interpessoais saudáveis e éticas, incentivando a resolução pacífica de conflitos.
Desde sua criação, o CRC-AN tem trabalhado incansavelmente para construir uma cultura organizacional mais positiva e produtiva. Nos primeiros meses de atividade, o comitê se dedicou a:
Estabelecer bases sólidas: Foram realizadas diversas reuniões para definir as diretrizes e procedimentos, que constam na Portaria AN/MGI nº 155, de 16 de maio de 2024), que norteiam o trabalho do comitê, contando com a participação de especialistas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Formar a equipe: A composição do comitê foi ampliada e redefinida, com a designação de novas pessoas integrantes, titulares e suplentes, eleição da presidência e a definição de suas responsabilidades.
Planejar e organizar os trabalhos: Foram realizadas oficinas de planejamento, contando com o apoio da Coordenação-Geral de Planejamento, Gestão Estratégica e Governança (CGPLAN) do Arquivo Nacional, que resultaram na construção do Modelo de Negócios do CRC-AN.
Resultados concretos e perspectivas promissoras
Os resultados obtidos até o momento são promissores. O Comitê já definiu os seus procedimentos internos para iniciar o atendimento a casos de conflito, visando oferecer suporte e orientação direta às pessoas envolvidas. Além disso, foram realizadas diversas ações de treinamento e desenvolvimento para fortalecer as habilidades de resolução de conflitos dos membros.
Para o primeiro semestre de 2025, o CRC-AN tem como objetivo:
Aperfeiçoar os serviços: Aprimorar a prestação dos serviços de resolução de conflitos, por meio do investimento contínuo em ações de treinamento e capacitação de seus integrantes e de instrumentos de monitoramento e avaliação, como indicadores de desempenho.
Fomentar a cultura de integridade: Apoiar as iniciativas do Pró-Integridade e do Plano Setorial de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação no MGI (PSPEAD) para promover um ambiente de trabalho onde o diálogo e a cooperação sejam a base das relações interpessoais.
Avaliar o impacto: Mensurar os resultados das ações do comitê no ambiente de integridade e realizar ajustes para otimizar o seu funcionamento.
O futuro do CRC-AN
O Comitê de Resolução de Conflitos é um investimento no bem-estar dos nossos colaboradores e na melhoria contínua do ambiente de trabalho. Ao promover um ambiente mais harmonioso e colaborativo, contribuirá para o alcance dos objetivos estratégicos do Arquivo Nacional.
Para ler o documento, clique aqui