BR-381/MG
Informações do projeto
Prazo: | 30 anos |
Extensão: | 303,4 km |
Tráfego: | VEQd iário: 212 mil(ano 2) |
Investimento previsto (Capex): | R$ 5,5 bi |
Custos operacionais previstos (Opex): | R$ 3,6 bi |
Taxa Interna de Retorno (TIR): | 11,97% |
Tarifa: | pista simples: R$ 0,18340/km | pista dupla: R$ 0,25677/km (data base: jan/23) |
Alterações do Projeto: | https://anttgov.sharepoint.com/:b:/s/sucon/dataroom/EfXtDIVju7ZFvO6-c56tmrkBPCaARZpxNHlWZqB7zGYylw?e=bOOGFj |
Empregos: | estimam-se 73.588 (diretos, indiretos e efeito-renda) |
Audiência Pública: | link para AP: AP 07/2022 |
Histórico e Estudos do Projeto: | link: Andamento dos Estudos |
Estudos Anteriores: | link: Estudos Anteriores |
Critério de julgamento do leilão: | maior desconto na tarifa + curva de aporte |
O sistema rodoviário BR-381/MG permite a interligação entre estados brasileiros e o escoamento de produtos agrícolas, pecuários, mineração e industriais de matrizes econômicas diversificadas, representando um importante papel do complexo viário brasileiro. A composição atual da malha em estudo abrange total de 296,3 km conforme projeto (304 km de acordo o SNV 01/2022), distribuído no seguinte trecho:
- Rodovia BR-381/MG no trecho compreendido entre o entroncamento com a BR-262/MG em Belo Horizonte e BR-262/MG em João Monlevade;
- Rodovia BR-381/MG no trecho compreendido entre o entroncamento com a BR-116/MG em
Governador Valadares e a BR-262 em João Molevade.
O projeto consiste na proposta de concessão para a exploração da infraestrutura e da prestação de serviço público de recuperação, operação, manutenção, monitoração, conservação, implantação de melhorias e manutenção do nível de serviço do trecho que vai da BR-381/MG, trecho com início em Belo Horizonte/MG, no entroncamento com a BR-262/MG (p/ Sabará) até o entroncamento com a BR-116/MG (Governador Valadares/MG).
O trecho apresenta a seguinte composição das faixas de rolamento:
- Pista Simples: 213,870 km;
- Pista Dupla: 82,452 km
Obras – De acordo com o Programa de Exploração da Rodovia (PER), as principais melhorias incluem 27,83 km de duplicação para obras remanescentes e 90,85 km de duplicação para obras de ampliação de capacidade, 40,6 km de faixas adicionais dupla, 42,1 km de faixa adicional simples. Conta também com obras de melhorias como 9,7 km de vias marginais de duas faixas, 20 passarelas, 166 pontos de ônibus, 1 rampa de escape entre outros.
Atendimento – Também está previsto o atendimento ao usuário da via com Centro de Controle de Operações (CCO) e Bases do Serviço Operacional (BSO) para apoio das equipes de atendimento médico de emergência, atendimento mecânico e atendimento aos demais incidentes na via.
Praças de Pedágio – Estão previstas 5 praças de pedágio distribuídas da seguinte forma:
- Caeté/MG
- João Monlevade/MG
- Jaguaraçu/MG
- Belo Oriente/MG
- Governador Valadares/MG.
Inovações – O projeto desta concessão tem uma série de inovações. Podemos destacar:
- Critério híbrido de julgamento do leilão: menor tarifa + maior outorga
- Tarifa diferenciada para pista dupla e pista simples
- Desconto de 5% para usuários de dispositivos de pagamento eletrônico
- Pontos de parada para caminhoneiros
- Estoque de melhorias, com a possibilidade de execução de obras ao longo da concessão
Outras Informações:
- As informações sobre investimentos previstos para a BR-381/MG podem ser vistas em formato resumido do Power BI por meio deste link.