Notícias
Seminário reforça papel estratégico do Brasil no espaço e conclui programação em Brasília
1º Seminário de Segurança, Desenvolvimento e Defesa no Ambiente Espacial
O 1º Seminário de Segurança, Desenvolvimento e Defesa no Ambiente Espacial chegou ao fim nesta quinta-feira (26), na Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília (DF). A iniciativa da Agência Espacial Brasileira (AEB), em parceria com a ESD, a Universidade da Força Aérea (UNIFA) e o William J. Perry Center for Hemispheric Defense Studies, reuniu especialistas civis e militares, além de representantes da indústria, da academia e do governo.
“A governança do setor espacial precisa articular interesses diversos. É um esforço coletivo que busca garantir soberania, reduzir custos e gerar benefícios concretos para a sociedade brasileira”, destacou o presidente da AEB, Marco Antonio Chamon, durante a abertura do evento.
Com o tema “Governança para o desenvolvimento e a cooperação internacional, conectando o espaço à sociedade”, o seminário contou com três dias de intensos debates e trocas de experiências. Os painéis trataram de temas como inovação tecnológica, soberania, marcos regulatórios, sinergias institucionais e os rumos da cooperação internacional no setor espacial.
Nos dias 24 e 25, os painéis temáticos evidenciaram o caráter multidisciplinar e transversal das atividades espaciais, com foco no alinhamento entre políticas públicas, estratégias de defesa, interesses industriais e demandas científicas. O encerramento dos painéis, no segundo dia, foi conduzido pelo diretor de Inteligência Estratégica e Novos Negócios da AEB, Paolo Gesini.

- Painéis reuniram especialistas civis e militares, representantes da indústria, da academia e do governo
O terceiro e último dia de programação concentrou atividades em grupo entre os participantes e a apresentação dos resultados e propostas elaboradas ao longo do seminário.
“A crescente importância do ambiente espacial evidencia sua relevância tecnológica e geopolítica. Este evento é uma iniciativa oportuna, por reunir representantes de diferentes setores comprometidos com o fortalecimento do sistema espacial. A ESD se orgulha de liderar essa ação, que reforça a cooperação interinstitucional e o protagonismo do Brasil no cenário espacial”, afirmou a comandante da Escola Superior de Defesa, Major-Brigadeiro Carla Lyrio Martins.
O diretor de Governança do Setor Espacial da AEB, Rogério Luiz Veríssimo, destacou que o seminário promoveu um diálogo interinstitucional essencial para consolidar uma agenda comum voltada ao desenvolvimento sustentável do Brasil no espaço. “A expressiva participação de entidades públicas e privadas demonstra o engajamento coletivo em superar desafios e impulsionar investimentos, infraestrutura e retenção de talentos”, afirmou.
O encerramento oficial do evento foi conduzido pelo próprio Rogério Luiz Veríssimo e pelo Contra-Almirante Leonardo Braga Martins, subcomandante da ESD.
Além de Marco Antonio Chamon, presidente da AEB; da Major-Brigadeiro Carla Lyrio Martins, comandante da ESD; de Rogério Luiz Veríssimo, diretor de Governança do Setor Espacial da AEB; e do Contra-Almirante Leonardo Braga Martins, subcomandante da ESD; também participaram da abertura o Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, chefe da Equipe de Estruturação da Empresa de Projetos Aeroespaciais do Brasil; o Major-Brigadeiro do Ar Rodrigo Alvin de Oliveira, chefe do Estado-Maior Conjunto do Comando de Operações Aeroespaciais; o Vice-Almirante Sergio Natan Marinho Goldstein, representante da Fundação Ezute; o Brigadeiro do Ar Éric Cézzane Cólen, chefe da Terceira Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica; e o General de Brigada Marcelo Gurgel do Amaral Amaral Silva, pró-reitor de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação da ESD.
Ao reunir representantes de diferentes setores do ecossistema espacial brasileiro, o seminário consolidou-se como um espaço de construção coletiva de soluções para os principais desafios nacionais no ambiente espacial. A iniciativa reafirma o compromisso do Brasil com o uso estratégico, pacífico e sustentável do espaço, em benefício da soberania e do desenvolvimento do país.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.
