Notícias
Olimpíada Nacional GLOBE Brasil tem primeira edição com foco em mudanças climáticas
Olimpíada Nacional GLOBE Brasil
A 1ª Olimpíada Nacional GLOBE Brasil (ONGB) teve edital lançado em 4 de setembro e será realizada até 2 de dezembro de 2025. O evento, organizado pelo Programa GLOBE Brasil em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e instituições de ensino e pesquisa, terá etapas remotas e presenciais.
Com o tema “Mudanças Climáticas: o hoje, o amanhã e o futuro”, a olimpíada busca incentivar a ciência cidadã, estimular o protagonismo juvenil e difundir práticas investigativas no ambiente escolar, por meio da aplicação dos protocolos do Programa GLOBE.
As inscrições estão abertas até 15 de setembro e devem ser realizadas pela plataforma AEB Escola Virtual. Podem participar equipes formadas por até quatro estudantes da Educação Básica (8º e 9º anos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio regular ou técnico) e um professor orientador vinculado à escola. A lista de equipes homologadas será divulgada em 17 de setembro.
A ONGB contará com seis fases: produção de vídeo científico, desenvolvimento de atividades pedagógicas, coleta de dados em maratona científica, prova escrita remota, visitas técnicas de capacitação e elaboração de proposta de intervenção local. O processo inclui etapas eliminatórias e classificatórias, com pontuações individuais e coletivas.
O encerramento e a divulgação dos resultados ocorrerão em 2 de dezembro. Os estudantes premiados receberão medalhas, certificados digitais e até 100 bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ/CNPq), no valor de R$ 300 mensais, por três meses.
A olimpíada é organizada em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (FAPERN) e conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Mútua do Rio Grande do Norte.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.