Notícias
INPE anuncia contrato de lançamento para missão Amazonia-1B
Satélite está em processo de integração e testes no INPE.
Na última quinta (22), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) assinou um contrato com a empresa norte-americana SpaceLaunch para os serviços de lançamento do satélite Amazonia-1B, previsto para 2027. O lançamento será realizado a bordo do veículo Vega-C, da Avio, a partir do Centro Espacial Europeu em Kourou, na Guiana Francesa.
“Ao longo do ano de 2025, o INPE, juntamente com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), realizou um grande trabalho para viabilizar o contrato de lançamento do Amazonia-1B. Recebemos quatro propostas que foram avaliadas, primeiro tecnicamente e, em seguida, pelo valor. Estamos satisfeitos por ter o Amazonia-1B lançado pelo Vega-C e por contar com todo o suporte fornecido pela SpaceLaunch”, afirmou o diretor do INPE, Antonio Miguel Vieira Monteiro.
O satélite fornecerá as observações necessárias para a missão AQUAE, dedicadas ao monitoramento dos recursos hídricos nacionais, e constituirá a contribuição brasileira para a missão internacional SABIA‑Mar, desenvolvida em parceria com a Argentina, ampliando a capacidade de observação dos oceanos, águas continentais e zonas costeiras.
A AEB, no exercício de sua função de coordenação do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), apoia o desenvolvimento do satélite Amazonia‑1B no INPE, para assegurar sua integração ao planejamento estratégico nacional e às iniciativas de cooperação internacional.
“O Amazonia-1B consolida o programa de monitoramento ambiental brasileiro e também o desenvolvimento tecnológico nacional, porque o satélite reutiliza a plataforma multimissão (PMM) que foi desenvolvida para diversas missões nacionais. Dessa forma, a AEB está bastante satisfeita com o resultado. Foi um trabalho muito intenso de todas as instituições para obter os recursos para esse lançamento. Temos certeza de que ele será bem-sucedido, reforçando a capacidade autônoma nacional de monitoramento do seu território”, afirma o Presidente da AEB, Marco Antonio Chamon.
Em sua fala, a CEO da SpaceLaunch, Marcy Mabry, destacou a continuidade da parceria com o Brasil. “Nossa equipe já apoiou a missão Amazonia-1 e temos orgulho de colaborar novamente com o INPE. O Vega-C oferece desempenho e confiabilidade para o Amazonia-1B, e trabalharemos em estreita cooperação com o INPE e a Avio para garantir o sucesso da missão”.
A iniciativa reforça o compromisso do Brasil com a continuidade de dados ambientais estratégicos, com o fortalecimento da cooperação regional e com o uso do espaço como instrumento de apoio às políticas públicas, em alinhamento com o Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) 2022–2031.
“É importante ressaltar o esforço do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para a construção do orçamento necessário e o apoio irrestrito da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do time do INPE para a execução”, concluiu o diretor do INPE.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.