Notícias
Brasil e Espanha ampliam cooperação espacial em encontro institucional e painel das Nações Unidas
Diretor da AEB, Rodrigo Leonardi, esteve presente na FFD4
O diretor de Gestão de Portfólio da Agência Espacial Brasileira (AEB), Rodrigo Leonardi, esteve em Sevilha, na Espanha, no dia 30 de junho, com o objetivo de fortalecer parcerias internacionais no setor espacial. Durante agenda institucional, Leonardi reuniu-se com o diretor da Agência Espacial Espanhola (AEE), Juan Carlos Cortés, no contexto da recente adesão da AEE à Rede Ibero-Americana de Agências Espaciais, vinculada à Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).
A iniciativa busca ampliar a cooperação técnica entre países ibero-americanos e promover um desenvolvimento espacial mais inclusivo e acessível.
Na mesma data, Leonardi participou de um painel promovido pelo Ministério da Ciência, Inovação e Universidades da Espanha, em parceria com a AEE, durante a Quarta Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento (FFD4), organizada pelas Nações Unidas.
Com o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável”, o painel discutiu o papel estratégico do setor espacial na redução das desigualdades e na promoção de soluções sustentáveis. Participaram do encontro autoridades e especialistas de destaque no cenário internacional, entre eles a ministra espanhola da Ciência, Inovação e Universidades; a chefe da AEE, Diana Morantz; a diretora do Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior, Aarti Holla-Maini; a diretora corporativa da Hispasat, Ana María Molina; a especialista em Política Espacial, Laura Delgado López; além dos diretores Juan Carlos Cortés, da AEE, e Rodrigo Leonardi, da AEB.
“Durante minha participação na 4ª Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento, em Sevilha, pude discutir com colegas do setor espacial internacional como o programa espacial brasileiro contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas”, afirmou Leonardi.
Ele também destacou os diálogos com a Agência Espacial Espanhola, que favoreceram o debate sobre sinergias entre as comunidades espaciais da Europa e da América Latina.
O debate evidenciou o alinhamento global em torno da ciência como ferramenta para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e reconheceu o setor espacial como um vetor estratégico para impulsionar inovações com impacto direto na sociedade.

- Painel discutiu o papel estratégico do setor espacial na redução das desigualdades e na promoção de soluções sustentáveis
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.