Notícias
Brasil e Emirados Árabes Unidos assinam acordo de cooperação espacial durante reunião do BRICS
O documento foi assinado pelo presidente da AEB, Marco Antonio Chamon, e pelo diretor-geral da UAESA, Salem AlQubaisi
Nesta segunda-feira (28), a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos (UAESA) assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) com foco na cooperação bilateral em ciência, tecnologia e aplicações espaciais. A assinatura ocorreu durante a Reunião dos Chefes das Agências Espaciais do BRICS, em Brasília.
O documento foi assinado pelo presidente da AEB, Marco Antonio Chamon, e pelo diretor-geral da UAESA, Salem AlQubaisi, marcando um passo relevante no fortalecimento das relações entre os dois países no setor espacial. O acordo estabelece as bases para a cooperação no uso pacífico do espaço exterior, em conformidade com o Tratado do Espaço Exterior de 1967, do qual Brasil e Emirados Árabes Unidos são signatários.
Segundo Chamon, a assinatura representa o início de uma cooperação estratégica que o Brasil pretende consolidar no contexto dos BRICS, com destaque para a parceria com os Emirados Árabes Unidos. “Trata-se da união de dois países que têm um desenvolvimento na área espacial — um pouco mais recente para os Emirados Árabes —, mas com ambições convergentes. A aproximação entre nações com perfis de desenvolvimento similares é fundamental para o fortalecimento das relações espaciais, tanto no âmbito bilateral quanto no multilateral”, afirmou.
O Memorando prevê a promoção de oportunidades acadêmicas e de capacitação técnica para profissionais dos dois países, com apoio de instituições ligadas ao setor espacial. As ações incluem a qualificação de mão de obra especializada, a formação avançada de estudantes e o intercâmbio de pesquisadores em temas relacionados à ciência e tecnologia espacial.

- Assinatura do Memorando de de Entendimento ocorreu durante Reunião dos Chefes das Agências Espaciais do BRICS
Nos últimos quinze anos, as relações entre Brasil e Emirados Árabes Unidos se intensificaram, com destaque para a elevação do relacionamento ao nível de parceria estratégica em 2019. Essa parceria abrange diversas áreas, como paz e segurança, cooperação econômica, energia, turismo e cultura. O novo Memorando amplia esse escopo, preenchendo uma lacuna na cooperação espacial bilateral.
A parceria também se conecta aos compromissos ambientais assumidos pelas duas nações. Em 2023, Brasil e Emirados Árabes Unidos firmaram uma declaração conjunta com foco na ação climática e no apoio mútuo às COP28 e COP30, esta última prevista para ocorrer ainda este ano, em Belém. O fortalecimento da colaboração espacial poderá contribuir com soluções tecnológicas e científicas para os desafios climáticos globais.
Além da troca de experiências técnicas, o acordo busca incentivar o desenvolvimento conjunto de aplicações espaciais que promovam benefícios sociais, econômicos, científicos, culturais e ambientais.
O Memorando de Entendimento terá vigência inicial de cinco anos, alinhando-se ao espírito de diálogo e cooperação que marca as relações entre Brasil e Emirados Árabes Unidos.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.
