Notícias
AEB reúne especialistas para discutir oportunidades e desafios da cooperação espacial no âmbito do BRICS
webinário “A importância das parcerias internacionais na exploração espacial–Possibilidades no BRICS”
Nesta sexta (25), a Agência Espacial Brasileira (AEB) promoveu o webinário “A importância das parcerias internacionais na exploração espacial–Possibilidades no BRICS” e contou com a presença de diferentes especialistas de destaque nas áreas espacial, acadêmica e diplomática.
Realizado remotamente, por meio da Plataforma AEB Escola, o evento contou com a presença de 130 pessoas que puderam conhecer mais sobre a atuação da AEB no cenário internacional e entender como o Brasil se posiciona junto ao bloco dos BRICS no setor espacial.
Na abertura do webinário, o Presidente da AEB, Marco Antonio Chamon, deu boas-vindas a todos e informou que a participação do Brasil no grupo dos BRICS amplia ainda mais as oportunidades brasileiras de cooperação multilateral. Os países participantes representam uma força significativa na promoção do desenvolvimento científico e tecnológico, inclusive na área espacial.
“Vivemos em um mundo cada vez mais interconectado, em que os desafios ultrapassam fronteiras e exigem soluções conjuntas. Nesse contexto, a cooperação internacional tem se mostrado essencial, especialmente na área espacial. O espaço é um dos poucos campos onde a ciência e a tecnologia conseguem se sobrepor aos conflitos geopolíticos, promovendo diálogo, parceria e progresso”, afirmou Chamon.
Durante a conversa, os especialistas destacaram as expectativas em torno da realização da Reunião dos Chefes das Agências Espaciais do BRICS no Brasil, considerando-o uma oportunidade estratégica para o país fortalecer sua presença internacional no setor espacial. Um dos pontos discutidos foi a cooperação entre os países do BRICS para a formação de recursos humanos para o setor espacial do bloco.
Outro tema abordado é o uso das tecnologias satelitais como ferramentas fundamentais para a redução das assimetrias tecnológicas entre os países em desenvolvimento e as grandes potências. A troca de conhecimento técnico e a implementação conjunta de missões espaciais promovem não somente avanços científicos, mas também impactos sociais diretos, especialmente quando essas tecnologias são aplicadas à proteção ambiental, à agricultura e à sustentabilidade.
Participaram do webinário a Dr.ᵃ Aline Bessa Veloso, Coordenadora de Desenvolvimento de Competências e Tecnologia da Agência Espacial Brasileira (AEB); a Dr.ᵃ Cláudia Medeiros, controladora de satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); o Dr. Carlos Alberto Gurgel Veras, professor associado do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Brasília (UnB); Eden Clabuchar Martingo, diplomata do Ministério das Relações Exteriores (MRE); e a Dr.ᵃ Maria Cecília Pereira de Faria, professora associada do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.