Notícias
AEB realiza palestra sobre ética e combate ao assédio com base no Guia Lilás
Palestra sobre ética e combate ao assédio com base no Guia Lilás
A Agência Espacial Brasileira (AEB) promoveu, na tarde desta quinta-feira (29), a palestra “Reflexões Éticas sob a ótica do Guia Lilás”, voltada à conscientização e ao fortalecimento de práticas éticas no ambiente de trabalho. Realizado no auditório da sede da Agência, o encontro reuniu servidores, colaboradores e representantes de diversas áreas da instituição.
A atividade teve como base o Guia Lilás, publicação do governo federal com diretrizes para prevenir e tratar casos de assédio moral, assédio sexual e discriminação no serviço público. A palestra foi conduzida pela Dra. Mariana Montenegro, presidente da Comissão de Ética da Advocacia-Geral da União (AGU), que compartilhou sua experiência e promoveu um debate reflexivo sobre condutas éticas e os desafios institucionais para a construção de ambientes mais seguros e respeitosos.
A abertura do evento foi realizada pelo presidente da AEB, Marco Antonio Chamon, que ressaltou a importância de ações educativas para o fortalecimento da cultura ética na administração pública: “Esse é um tema que o governo tem tratado como prioritário. Dentro da administração pública, considero fundamental que tenhamos ações educacionais, e acredito que esta iniciativa pode, sim, ser considerada uma ação de informação e educação dentro da AEB”, afirmou.
Durante sua exposição, a Dra. Mariana apresentou os principais pontos do Guia Lilás e reforçou a necessidade de engajamento de todas as esferas institucionais no enfrentamento às práticas abusivas: “Para se ter uma mudança de cultura, é necessária a sensibilização. Esse tipo de evento é o primeiro passo para que as pessoas compreendam os conceitos e busquem estabelecer limites saudáveis. A partir daí, é possível transformar o ambiente e a cultura institucional”, explicou.
Ela também destacou o papel do Guia como instrumento de orientação e estímulo à denúncia: “O Guia é uma ferramenta essencial de transmissão de conhecimento. Esses encontros promovem a sensibilização, e, a partir disso, as pessoas podem — e devem — procurar os canais de acolhimento e denúncia para exercer o direito de ter todo o devido processamento, caso se sintam assediadas ou vítimas de qualquer forma de violência”, completou.
Também participou da atividade a procuradora federal Camila Gomes Perez, que abordou especificamente o tema do assédio sexual. Camila explicou a origem e o funcionamento do Programa de Auxílio à Prevenção e de Combate ao Assédio Sexual, da Procuradoria-Geral Federal (PGF), destacando os mecanismos institucionais de apoio e os caminhos disponíveis para prevenir e enfrentar esse tipo de conduta nos órgãos públicos.
A iniciativa foi promovida pela Comissão de Ética da AEB em parceria com o Programa Qualidade de Vida, o Programa de Integridade e a Ouvidoria da Agência. A ação reafirma o compromisso institucional com a promoção de um ambiente de trabalho íntegro, respeitoso e acolhedor, em consonância com as diretrizes de integridade e transparência do governo federal.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.
