Notícias
AEB e UFRN realizam o Simpósio e Workshop GLOBE Brasil 2025
Workshop e Simpósio GLOBE. Na foto: professores e alunos participantes da iniciativa.
Durante os dias 17 a 20 de fevereiro, a Agência Espacial Brasileira (AEB), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), promoveu o Simpósio e Workshop GLOBE Brasil 2025, em Natal, Rio Grande do Norte.
Estudantes do projeto Meninas no Espaço apresentaram suas pesquisas desenvolvidas em 2024, dentro do escopo do Programa Global de Aprendizagem e Observações em Benefício do Meio Ambiente (GLOBE). O GLOBE é um programa internacional de ciência e educação ambiental que promove a participação de estudantes, professores, cientistas e cidadãos em coletas de dados ambientais e estudos científicos, ao contribuir de maneira significativa para a compreensão do meio ambiente em escalas locais, regionais e globais.
A programação incluiu apresentações orais e de pôsteres, promovendo o compartilhamento de conhecimentos. Além disso, os participantes participaram de um workshop de capacitação sobre a metodologia científica, protocolos de coleta de dados ambientais e uso de dados de satélites para pesquisas.
Os participantes também tiveram a oportunidade de participar das atividades do Dia Espacial, realizado no Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT-E) Augusto Severo e no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno.
A professora Mariana Almeida, coordenadora do projeto Meninas no Espaço, destacou a importância do workshop para a iniciação científica no ensino médio, a troca de experiências entre escolas públicas e a ampliação de perspectivas no setor espacial. "O programa transforma vidas ao criar novas oportunidades acadêmicas e profissionais. Já vimos muitas meninas ingressarem na universidade e trilharem carreiras promissoras na ciência", afirmou.
Mariana ressaltou ainda que o objetivo é expandir o projeto no Rio Grande do Norte e fortalecer sua presença em outros estados. Atualmente, o programa já abrange Paraíba e Goiás, e há planos para alcançar Maranhão e Pará entre 2025 e 2026. "Estamos formando uma nova geração de cientistas e queremos levar essa oportunidade a cada vez mais estudantes em todo o Brasil", acrescentou.
Para Aline Veloso, coordenadora do Programa GLOBE no Brasil e de Desenvolvimento de Competências e Tecnologia da AEB, o evento demonstrou o comprometimento de estudantes e professores de escolas públicas do Rio Grande do Norte na busca pelo conhecimento ambiental e sua importância para as comunidades. "Ao promover a disseminação do conhecimento científico e a troca de experiências, o evento permitiu que professores e estudantes aprofundassem seus conhecimentos sobre o programa GLOBE", concluiu.
A capacitação foi conduzida por Aline Veloso, pela Trainer GLOBE Ariadne Lima e pelas pesquisadoras do INPE Claudia Medeiros e Daniele Medeiros. O evento também contou com a presença da Secretária-Adjunta de Educação Cleonice Cleusa Kozerski.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.
