Notícias
AEB e Finep realizam 2º Workshop de Projetos do Setor Espacial em São José dos Campos
2º Workshop de Projetos do Setor Espacial
Na sexta-feira (17), a Agência Espacial Brasileira (AEB), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), realizou o 2º Workshop de Projetos do Setor Espacial, no Parque de Inovação Tecnológica (PIT), em São José dos Campos (SP).
O evento deu continuidade ao primeiro encontro, ocorrido em abril deste ano, e teve como foco o acompanhamento dos projetos apoiados pela Finep, além da identificação de soluções para desafios técnicos, administrativos e financeiros que impactam o avanço do Programa Espacial Brasileiro.
O workshop reuniu representantes de instituições estratégicas do setor, como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), a Empresa de Projetos Aeroespaciais do Brasil (ALADA), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), além de empresas e demais parceiros do setor.
Entre os projetos discutidos, destacaram-se:
- SatVHR, liderado pela Visiona;
- VLM-AT, em desenvolvimento pelo IAE;
- ML-BR, liderado pela CENIC;
- RATO, liderado pela Mac Jee;
- Foguete de Capacitação e Treinamento, em desenvolvimento pela DeltaV;
- SelenITA, liderado pelo ITA.
A AEB, como articuladora e coordenadora de iniciativas voltadas ao fortalecimento do setor espacial, teve papel central na promoção do diálogo entre as instituições envolvidas e na busca por mecanismos que assegurassem a execução eficiente dos projetos. O encontro reforçou o compromisso conjunto de ampliar a cooperação institucional e consolidar a capacidade tecnológica e industrial do país no segmento espacial.
Segundo o diretor de Gestão de Portfólio da AEB, Rodrigo Leonardi, o workshop representou uma oportunidade importante para avaliar o andamento dos projetos apoiados pela Finep e fortalecer o diálogo entre as instituições envolvidas.
“É o segundo workshop em que temos a oportunidade, juntamente com os executores desses projetos, de discutir desafios, gargalos e avanços, tanto nos projetos do segmento de veículos lançadores quanto nos de satélites. O maior desafio é garantir um acompanhamento adequado, com canais robustos de comunicação. O workshop ajuda a preencher essa lacuna e assegura que todos os envolvidos tenham pleno conhecimento do status dos projetos”, afirmou Leonardi.
Ele completou: “Nesse sentido, foi um workshop muito produtivo e certamente teremos, em 2026, a terceira edição desse evento.”
O diretor de Inteligência Estratégica e Novos Negócios da AEB, Paolo Gessini, também destacou a importância do encontro como espaço de integração e troca de ideias entre os principais atores do setor espacial.
“Reunir quase todos os atores do Programa Espacial Brasileiro para discutir e trocar ideias é essencial. Iniciativas como esse workshop são passos concretos para movimentar o Programa Espacial e fortalecê-lo”, afirmou Gessini.
Ele ressaltou ainda que o futuro do setor passa pela ampliação da participação privada e pela busca de modelos de negócio sustentáveis, capazes de garantir continuidade e inovação.
“Sem o setor privado, o Programa Espacial não avança. O desafio agora é criar uma transição sólida, com empresas e consórcios atuando de forma estruturada, dentro de um modelo sustentável. Esse é o caminho do new space”, completou.
Na mesma data foi realizada a reunião de coordenação do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), com representantes da AEB, do INPE, do DCTA e da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB).
Durante a reunião, foram discutidos aspectos de relevância para a revisão do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE), que atualmente se encontra em andamento. O diretor de Governança do Setor Espacial da AEB, Rogério Luiz Veríssimo, explicou que a atualização corresponde a uma revisão de meio termo já prevista no planejamento do Programa Espacial Brasileiro.
“Essa atualização será feita com participação popular, por meio do portal Brasil Participativo, onde a sociedade poderá enviar contribuições entre os dias 6 de outubro e 5 de novembro”, destacou Veríssimo.
Ele acrescentou que foi criado o Grupo de Trabalho nº 24 do Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro (CDPEB), responsável por conduzir, junto aos diversos atores do SINDAE, o processo de atualização do PNAE.
Com a realização do 2º Workshop de Projetos do Setor Espacial e da reunião do SINDAE, a AEB e a Finep reafirmaram o esforço contínuo para fortalecer o ecossistema espacial brasileiro, alinhando iniciativas que contribuem para o desenvolvimento científico, tecnológico e industrial do país.
👉Saiba mais sobre o 1º Workshop de Projetos do Setor Espacial :
AEB e Finep promovem Workshop de Projetos do Setor Espacial
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

