Notícias
AEB abre inscrições para a 1ª Feira Nacional de Ciências GLOBE Brasil
Imagem de Divulgação
A partir desta sexta (18), às 18h, estarão abertas as inscrições para a 1ª Feira Nacional de Ciências GLOBE Brasil, promovida pela Coordenação do Programa GLOBE Brasil, em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC/RN), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A Feira, a ser realizada de 2 a 4 de dezembro de 2025, em formato híbrido: presencialmente, no município de Natal–RN, e virtualmente, por meio da plataforma AEB Escola Virtual, integra as ações de educação ambiental e divulgação científica do Programa GLOBE no Brasil.
O objetivo é promover o intercâmbio de experiências entre estudantes, professores e pesquisadores de diferentes regiões do país e incentivar o desenvolvimento de projetos de investigação científica articulados à ciência cidadã, com foco na compreensão dos sistemas terrestres e no desenvolvimento sustentável.
“Convidamos estudantes e professores de todo o Brasil a participarem da 1ª Feira Nacional de Ciências GLOBE Brasil. Mesmo quem ainda não conhece o programa poderá se envolver e aprender com uma proposta concreta de ciência cidadã. O Brasil vem se consolidando como um dos países mais ativos na América Latina em coletas de dados do Programa GLOBE, e esta feira é uma oportunidade de ampliar essa participação, aproximando a escola da investigação científica e de temas ambientais relevantes para a comunidade” afirma a Coordenadora do Programa GLOBE no Brasil e Coordenadora de Desenvolvimento de Competências e Tecnologia da AEB, Dra. Aline Veloso.
Participação
Poderão participar da Feira equipes compostas por até cinco estudantes regularmente matriculados no 8° e 9° ano do Ensino Fundamental II, Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico, acompanhados por um professor orientador e, opcionalmente, um co-orientador. As instituições de ensino podem ser públicas ou privadas, e cada uma poderá inscrever até dois projetos científicos.
Os trabalhos devem abordar temas relacionados aos protocolos e áreas de atuação do Programa GLOBE, como: água, solo, atmosfera, cobertura terrestre, biodiversidade, mudanças climáticas e tecnologias espaciais e geotecnologias aplicadas à pesquisa científica.
Afiliação
A afiliação da equipe à feira será realizada a partir das 18h do dia 18 de julho, até às 23h59 do dia 15 de agosto, exclusivamente pela plataforma AEB Escola Virtual. O regulamento completo e formulários de adesão também poderão ser acessados no ambiente virtual.
Atenção: Após a afiliação, as equipes deverão participar integralmente de todas as fases de formação que antecedem o envio do projeto para a 1ª Feira Nacional de Ciências GLOBE Brasil.
Essas fases incluem:
● Encontros on-line formativos;
● Capacitação dos protocolos GLOBE;
● Desenvolvimento da pesquisa científica nas escolas; e,
● Envio final da pesquisa científica para avaliação.
Cronograma

Avaliação e reconhecimento
Os trabalhos serão avaliados por uma comissão científica composta por especialistas das instituições parceiras. Os projetos selecionados para apresentação receberão certificados de participação e poderão ser agraciados com menções honrosas, de acordo com critérios como relevância, clareza, originalidade e engajamento dos estudantes.
Para mais informações, acesse o edital completo AQUI.
O Programa GLOBE
O Programa GLOBE, que significa Programa Global de Aprendizagem e Observações em Benefício do Meio Ambiente (do inglês, Global Learning and Observations to Benefit the Environment), é uma iniciativa internacional de ciência e educação ambiental que promove a participação de estudantes, professores, cientistas e cidadãos em coletas de dados ambientais e estudos científicos, contribuindo de maneira significativa para a compreensão do meio ambiente em escalas locais, regionais e globais.
Ele foi implementado pela Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) em 1994. O Programa conta com uma rede formada por 127 países, mais de 43 mil escolas, 54 mil professores e mais de 1 milhão de cientistas cidadãos. Saiba mais sobre a iniciativa AQUI.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.