Notícias
Trensurb recebe Feira de Empreendedorismo do Programa Estação Educar
Jovens comercializaram produtos na sede da empresa em atividade integrante de programa de aprendizagem profissional - Foto: Jessyka da Costa/Trensurb
Na terça-feira (2), o saguão do prédio administrativo da Trensurb recebeu a Feira de Empreendedorismo do Programa Estação Educar. Realizado em parceria com o Senai-RS, o programa de aprendizagem profissional capacita anualmente 40 jovens de famílias de baixa renda. Na Feira, os aprendizes colocaram em prática sua aprendizagem de marketing e atendimento ao cliente, abordada em sala de aula, oferecendo aos metroviários produtos preparados e expostos em bancas, como cupcakes salgados, trufas, geleias e bolos.
“Eles aprendem todos os processos da área administrativa e ficam prontos para quando sair do curso poder fazer um estágio ou trabalhar em qualquer uma das subáreas da administração. A ideia é qualificar, promover a inclusão e dar essa oportunidade do primeiro emprego para os aprendizes”, explica a instrutora do Senai-RS, Fernanda Stracioni.
Villender Louis, aprendiz do Programa, compartilhou sua satisfação com a atividade: “Está sendo uma experiência ótima, porque é uma coisa que nem todos os jovens têm acesso e nós temos essa oportunidade. Temos uma ótima professora, que nos ensina bastante, e agora estamos vendendo o que preparamos, tendo oportunidade de fazer isso na prática”, comentou.
Desenvolvido na Escola de Educação Profissional Senai Visconde de Mauá, em Porto Alegre, o Programa Estação Educar oferece o curso de assistente administrativo, com 800 horas-aula. Os jovens estudam rotinas administrativas, organização de documentos, atendimento ao cliente, fundamentos de logística, entre outros conteúdos. Além disso, a Trensurb oferece aos participantes remuneração de acordo com o salário mínimo-hora nacional, vale-transporte, vale-refeição e assistência odontológica.
Atualmente, o processo seletivo para as turmas de 2026 está em andamento.