Notícias
Trensurb recebe estudantes de Eletrotécnica do IFSul Pelotas
Estudantes conheceram, entre outros locais, o laboratório do Setor de Sinalização da Trensurb - Foto: Kauê P. Menezes/Trensurb
Na tarde de quinta-feira (27), a Trensurb recebeu visita técnica de um grupo de formandos do curso de Eletrotécnica do campus Pelotas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). Eles foram recebidos por profissionais do Setor de Sinalização (Sesin) da empresa, incluindo o engenheiro Davi Vital, responsável por apresentar aos estudantes o funcionamento do sistema de sinalização do metrô gaúcho, que garante a segurança e o controle da circulação dos trens. Os alunos também visitaram o laboratório do setor, onde é realizada a manutenção de diversos componentes do sistema, e conheceram o Centro de Controle Operacional da Trensurb.
Conforme o coordenador do curso de Eletrotécnica do IFSul Pelotas, Wagner Penny, a atividade na Trensurb foi parte de uma série de visitas a empresas que representam possíveis áreas de atuação para os futuros profissionais. Penny considera fundamental essa integração das instituições de ensino com as empresas, dando aos alunos a oportunidade de verem na prática como funcionam muitas das coisas que eles normalmente só conhecem na sala de aula e em laboratórios. “A vivência dentro de uma empresa, enxergar como são as dinâmicas e o que pode esperá-los no mercado de trabalho, é uma perspectiva que acredito que pode ajudá-los a fortalecer o interesse na área, seguir estudando e atuar na profissão, além de também proporcionar que entendam em qual nicho de mercado vão se sentir mais à vontade para trabalhar”, afirmou. Sobre a experiência na Trensurb, o professor avaliou: “Saímos com muito mais conhecimento do que quando entramos. Foi nota dez a recepção e o aprendizado”.
O engenheiro Davi Vital, por sua vez, se diz satisfeito com a oportunidade de apresentar parte da empresa aos estudantes: “Eu acho bem gratificante e prazeroso poder mostrar como é um pouco do dia a dia da aplicação da teoria que é estudada por eles”.