Notícias
Trensurb realiza ligação de cabine de paralelismo junto à Estação Mercado
Equipamentos do eletrocentro da cabine de paralelismo Mercado - Foto: Leonardo Santos/Trensurb
Na madrugada de sábado (17), a Trensurb realizou a ligação da cabine de paralelismo Mercado, renovada depois de ser atingida pela enchente de maio de 2024. As cabines de paralelismo fazem parte do sistema de energia elétrica de tração dos trens do metrô, conferindo proteção a ele, equalizando a tensão da energia que passa pelas catenárias e alimenta a circulação das composições.
No fim de setembro, a cabine Mercado havia recebido um novo eletrocentro como parte da atualização do sistema de proteção e controle da energia de tração. Desde então, foram executados os trabalhos de interligação à rede, ajustes, configurações, parametrizações, testes e comissionamento de equipamentos. Instalada acima da cota de inundação, a nova estrutura conta com componentes digitais de última geração, parte deles fabricados fora do país por não haver produção nacional. Entre os itens importados estão retificadores de tração e disjuntores ultrarrápidos para corrente contínua, vindos da República Tcheca.
A modernização da cabine é parte dos trabalhos de reconstrução da Trensurb. Um contrato de R$ 84,2 milhões prevê a renovação completa de três das cinco subestações de energia elétrica de tração da Trensurb, além de três cabines de seccionamento e/ou paralelismo. A conclusão dessa recuperação e atualização tecnológica da infraestrutura elétrica do metrô está prevista para novembro de 2026.