Notícias
Trensurb celebra formatura de aprendizes do Estação Educar 2025
Auditório da Trensurb recebeu cerimônia de formatura dos aprendizes - Foto: Alan Santana/Trensurb
Na quarta-feira (17), em cerimônia realizada no auditório da Trensurb, 35 jovens de famílias de baixa renda receberam seus certificados de conclusão do Programa Estação Educar 2025. Divididos em duas turmas, eles passaram por um processo de aprendizagem profissional promovido pela empresa metroviária em parceria com o Senai-RS, realizando o curso de assistente administrativo de fevereiro a dezembro, durante quatro horas por dia útil, sendo preparados para executar rotinas de organização e atividades pertinentes à área.
Após a entrega dos certificados de conclusão de curso, o aprendiz Felipe Mendes Filho discursou representando a turma da manhã: “Cada um de nós chegou com sonhos, inseguranças e expectativas, alguns tendo o primeiro contato com a experiência profissional, outros buscando novos caminhos que despertem a identificação. Talvez naquele primeiro dia ninguém imaginasse a dimensão da transformação que esse curso seria capaz de gerar em nós”, declarou. “Agradecemos a Trensurb por acreditar nesse projeto. Essa oportunidade não é apenas para abrir portas, mas ampliar horizontes e transformar nossas perspectivas para o futuro”, completou.
A turma da tarde foi representada pelos oradores Brendha Alves e Filipi Lima, que avaliaram positivamente a oportunidade: “Cada aula, cada atividade e cada orientação dos professores foi moldando quem somos hoje. Não apenas como futuros profissionais, mas como jovens que cresceram, amadureceram e aprenderam a enxergar o mundo com outros olhos”, afirmaram. “E agradecemos com emoção verdadeira a Trensurb, não apenas pela oportunidade que tivemos ao longo do caminho, mas por acreditar no potencial da juventude e por abrir portas que talvez nunca tivemos a chance de atravessar. Vocês foram responsáveis por acender em nós a certeza de que podemos ir muito longe”, finalizaram, em agradecimento à estatal.
Felipe Mendes fez o uso da palavra representando pais e mães dos aprendizes da turma da manhã. “Como pai, sinto orgulho e emoção de ver os nossos filhos não apenas estudarem, mas também se tornarem cidadãos mais preparados para o futuro. Essa conquista é coletiva: é da escola, da empresa, dos professores e dos colegas, e claro, das famílias que acreditaram e apoiaram. Que esta homenagem seja um símbolo da nossa gratidão e reconhecimento”, afirmou.
Representante dos pais e mães da turma da tarde, Ana Cláudia Silva manifestou sua gratidão pelo cumprimento da jornada dos alunos. “Olhamos para essas cadeiras e o que vemos não são apenas jovens: vemos o resultado de meses de dedicação, de dias de estudos e da coragem de abraçar uma chance de vida. Esta formatura é o ponto culminante de uma jornada de transformação. Neste momento de grande colheita, a palavra a ser proferida, que já foi falada algumas vezes aqui, é gratidão, escrita com letras maiúsculas e dita com a força de um trem em movimento”, expressou. “Agradecemos com mais profundo respeito a Trensurb, que vai além de transportes de passageiros; é uma verdadeira agência de mobilidade social. Ao criar o Programa Estação Educar, vocês demonstraram que o verdadeiro propósito de uma empresa pública é servir a sua comunidade, investindo naquilo que é mais precioso: o futuro da nossa juventude. Vocês não apenas abriram as portas da empresa, mas colocaram os jovens nos trilhos do futuro”, disse.
Docente responsável pelas turmas, a professora Fernanda Stracioni foi convidada a se manifestar. “O que posso dizer é para acreditarem em vocês. No mundo lá fora, nem sempre todas as oportunidades estarão abertas, às vezes algumas portas se fecham. E é nesse momento que vocês têm que acreditar em vocês, ter a capacidade de se levantar e recomeçar. Acreditem em vocês e não deixem ninguém falar o contrário disso”, declarou.
Em seguida, quem falou aos presentes foi Gidião Monteiro, gerente de Operações do Centro de Formação Profissional Visconde de Mauá, do Senai-RS. “A educação é um meio, um método, um recurso, um instrumento de transformação social, de transformação de vidas, de impactar as pessoas. Então é importante que, cada vez mais, nós possamos investir em educação, cada vez mais, nós possamos somar forças, porque este é o impacto, este é o nosso legado”, afirmou.
Por sua vez, o diretor de Operações da Trensurb, Ernani Fagundes declarou: “A formação de hoje, dessa turma de jovens, da parceria da Trensurb com o Senai, nos enche de orgulho. E começamos a nos dar conta de que fazemos muito mais do que transportar pessoas, através dos trilhos. Também ajudamos na formação, apostamos no conhecimento e acreditamos na ciência”.
Diretor-presidente da Trensurb, Nazur Garcia ressaltou a importância da aprendizagem na formação dos alunos. “Cada um de vocês tem que continuar com esse compromisso. Esse foi apenas um passo. Temos que continuar aprendendo a importância do saber, pois crescemos por dentro, e levamos esse conhecimento para a vida profissional, levamos para nossas vidas. Peço encarecidamente aos pais: continuem se esforçando. Vocês podem ter certeza que haverá retorno”, afirmou. “A Trensurb se orgulha de fazer parte dessa história e de contribuir para a construção de um futuro com mais oportunidades. Reforçamos o nosso papel: mais do que operar um sistema de transporte, temos o compromisso de atuar de forma responsável, ética e comprometida com o desenvolvimento humano e social da região em que estamos inseridos”, concluiu.
No total, dos 40 aprendizes que iniciaram o curso de assistente administrativo neste ano, 37 concluíram o processo. Além do curso, desenvolvido na unidade Visconde de Mauá do Senai-RS, em Porto Alegre, a Trensurb oferece aos aprendizes: remuneração de acordo com o salário mínimo-hora nacional, vale-transporte, vale-refeição e assistência odontológica.