Notícias
Livros Livres: Trensurb comemora Dia Nacional da Língua Portuguesa com ação nos trens
Usuária do metrô folheia livro compartilhado na ação promovida pela Trensurb em alusão ao Dia Nacional da Língua Portuguesa - Foto: Alan Santana/Trensurb
A Trensurb realizou mais uma ação do projeto Livros Livres na tarde desta quinta-feira (13), em alusão ao Dia Nacional da Língua Portuguesa, celebrado em 5 de novembro. A iniciativa é promovida pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, a biblioteca do metrô. Na ocasião, cerca de 200 exemplares de títulos variados foram distribuídos pelos assentos de trens que partiam da estação terminal Novo Hamburgo.
Durante a atividade, diversos passageiros tiveram a oportunidade de encontrar livros no interior dos trens, entre eles Alane Dias, usuária frequente do trem, que avaliou positivamente a experiência: “É muito bom esse tipo de ação de cultura, porque hoje em dia a maioria das pessoas, quando você entra no trem, já vê que elas estão olhando o celular. E com esses livros você tem um incentivo para chegar e dar uma olhada. E também incentiva os mais jovens”, refletiu.
Uma das finalidades práticas da iniciativa é difundir conhecimento por meio da leitura. Nesse sentido, conforme o relato da cubana Mailin Ferrera, a ação cumpriu satisfatoriamente seu objetivo. Residindo há seis meses em Esteio, ela adquiriu, no interior do trem, seu primeiro livro na língua portuguesa. “Eu queria muito um livro em português, porque assim eu olho e busco as palavras, e começo a aprender a falar muito melhor. É uma experiência muito boa. Eu estive em outros países, como Guiana e República Dominicana, e em nenhum lugar estas coisas se sucedem. Essas ações só se veem aqui no Brasil”, declarou.
Uma biblioteca no metrô
Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado – fechada em função dos impactos das enchentes – e Novo Hamburgo. O horário de funcionamento é das 14h às 18h, nos dias úteis, oferecendo o serviço gratuito de empréstimo de livros. Ampliado somente por meio de doações, o acervo da biblioteca conta com mais de 13 mil exemplares, disponíveis para os 8 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se, indo até o Espaço Multicultural em Novo Hamburgo e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.
Livros Livres
O projeto Livros Livres foi lançado originalmente pela Trensurb em 2015 e, posteriormente, retomado em 2018, com a parceria do Banco de Livros, parte da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, instituída pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). Anteriormente, os livros eram disponibilizados para compartilhamento em caixas customizadas em algumas estações, onde os usuários também poderiam deixar seus livros para serem passados adiante. Foi em julho de 2019 que entrou em nova fase, no formato atual, que conta com distribuição dos exemplares no interior dos trens.