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Acordos Comerciais

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Publicado em 07/05/2024 17h56 Atualizado em 17/12/2024 15h56

Aprendendo a Exportar - Vestuário


  • Características Básicas do Setor
  • Identificação de Mercados
    • Acordos Comerciais
    • Barreiras que Afetam o Setor 
  • Adequação do Produto
  • Promoção Internacional de Produtos
  • Operacionalização da Exportação
  • Onde Buscar Apoio
  • Principais Etapas da Exportação
  • Mapa do Site – Vestuário

mapa mundi______________________________________

                                                                                                                                                                          

Os acordos internacionais que possibilitam o acesso preferencial de produtos brasileiros a outros mercados contribuem com a competitividade e o posicionamento das exportações brasileiras. Entre as principais vantagens destes acordos estão a redução ou isenção das tarifas de importação que ainda são muitos importantes para o vestuário. 

dez maiores mercados v4.png

Entre os dez maiores mercados de exportação do vestuário brasileiro, seis possuem Acordos de Complementação Econômica (ACE) vigentes com o Mercosul - Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia, Argentina e Equador - que contemplam produtos têxteis e confeccionados nas suas cestas de acesso preferencial. 

No caso do México, apesar de existir um acordo com o Mercosul este não inclui os produtos de vestuário. Os Estados Unidos, mercado importante por ser o maior importador de têxteis e confeccionados no mundo, não possui um acordo comercial de preferência tarifária com o Brasil. 

Existem outros acordos negociados pelo Brasil que, quando ratificados, serão muito importantes para a expansão do acesso dos produtos brasileiros a mercados internacionais. Um bom exemplo de mercado de grande interesse dos confeccionistas brasileiros é a União Europeia. Com uma importação anual de vestuário de 194,1 bilhões de euros em 2022[9], é um mercado comparável ao dos Estados Unidos em grandeza, mas no qual os produtos brasileiros ainda enfrentam tarifas médias de 11,5% no setor de vestuário[10] enquanto muitos outros países já possuem acesso preferencial neste mercado[11]. 

Para saber mais: 

=> Para saber mais sobre as preferências tarifárias que os produtos brasileiros possuem em terceiros mercados, consulte o Siscomex. 

=> Para saber mais sobre Acordos Comerciais, clique aqui.


 Fontes:

[9]  Market Information - CBI - Ministry of Foreign Affairs. 
[10]  https://www.wto.org/english/res_e/statis_e/daily_update_e/tariff_profiles/E28_e.pdf
[11]  Global Europe - European Council - Council of the European Union 

O Aprendendo a Exportar Vestuário foi produzido mediante parceria entre:
 Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços - MDIC
Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção - ABIT 
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