Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Siscomex
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Menu Principal
  • Programa Portal Único de Comércio Exterior
    • Conheça o Programa
    • Atributos no Novo Processo de Importação (NPI)
    • Entregas realizadas
    • Orçamento investido
    • Port Community System (PCS)
    • Brazilian Single Window
    • Eventos
    • Cronograma
  • Sistemas de Comércio Exterior
    • Portal Único
    • Integre seu sistema
    • Demais Sistemas
    • Importação
  • Notícias Siscomex
    • Notícias Siscomex Exportação
    • Notícias Siscomex Importação
    • Notícias Siscomex Sistemas
    • Assine o Feed
  • Acordos
    • Preferências Tarifárias
    • Aladi
    • Mercosul
    • OMC
  • Informações
    • Cobranças incidentes em comércio exterior
    • Colegiados
    • Combate a práticas ilegais
    • Drawback
    • Exportação
    • Glossário
    • Habilitação no Siscomex
    • Importação
    • Manuais
    • Notificações
    • Perguntas Frequentes
      • Exportação
      • Importação
      • Drawback
      • Pagamento Centralizado de Comércio Exterior
      • Recintos
      • Acordos Comerciais
    • Tratamentos Administrativos
      • Tratamento Administrativo na Importação
      • Tratamento Administrativo de exportação
  • Legislação
    • Secex
    • Receita Federal
    • Anvisa
    • Camex
    • Exército (DFPC)
    • Ibama
    • MAPA
    • MD
    • Correios
  • Serviços
    • Aprendendo a Exportar
      • Por que exportar?
      • Índice
      • Acesse o Mundo
      • 1. Classificação Fiscal da Mercadoria
      • 2. Identificação do Mercado-alvo
      • 3. Entendimento de Requisitos Exigidos
      • 4. Adequação do Produto
      • 5. Formação do Preço de Exportação
      • 6. Marketing Internacional e Promoção de Produtos
      • 7. Negociação com o Importador
      • 8. Financiamento da Exportação
      • 9. Operacionalização da Exportação
      • Logos- versão geral
      • Glossário
      • Links dos vídeos antigos do Aprendendo a Exportar
      • vídeos antigos
      • teste
      • Interacão com o Usuário
      • Acesse o Mundo
    • Alteração de titularidade de Ato Concessório de Drawback
    • Consultas Públicas
    • Declaração de Saída de Bens Culturais
    • Despachos de operações de comércio exterior
    • Empresa Comercial Exportadora/Trading Company
    • Redução tarifária na importação de autopeças
    • Sem Barreiras
    • Sisprom
  • Comissão Gestora do Siscomex e Comitê Executivo
  • Canais de Atendimento
    • Departamento de Operações de Comércio Exterior – DECEX
  • Comunicados
    • Mapeamento de processos da Zona Franca de Manaus
    • Migração das importações para o Portal Único
    • Cronograma migração das importações para o Portal Único - primeiro semestre de 2025
    • Cronograma de adesão dos anuentes ao Portal Único de Comércio Exterior em janeiro de 2025
    • Cronograma de migração das importações para o Portal Único - Atualização Março/2025
    • Alteração do Cronograma de Adesão dos Anuentes
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Flickr
Você está aqui: Página Inicial Serviços Aprendendo a Exportar Aprendendo a Exportar - Vestuário Promoção Internacional de Produtos Promoção Comercial
Info

Promoção Comercial

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 07/05/2024 17h54 Atualizado em 17/12/2024 15h58

Aprendendo a Exportar - Vestuário


  • Características Básicas do Setor
  • Identificação de Mercados
  • Adequação do Produto
  • Promoção Internacional de Produtos
  • Operacionalização da Exportação
  • Onde Buscar Apoio
  • Principais Etapas da Exportação
  • Mapa do Site – Vestuário

banner com link para a versão geral do Aprendendo a Exportar, apresenta imagem de fundo do mapa mundo, cor predominante verde ______________________________________

                                                              

 

o setor se destaca v4.png

Na área de negócios, voltado para o segmento de confecção, uma variedade de estratégias se apresenta para as empresas que desejam vender seus produtos no exterior. Entre as alternativas disponíveis, destacam-se: 

  • Feiras internacionais: possibilitam o contato direto de empresas brasileiras com potenciais compradores, agentes, distribuidores e formadores de opinião. Também funciona como ambiente propício à prospecção de tendências e análise da concorrência. 

  • Roadshows: Destinados a grupos de empresários do setor que visam buscar conhecimento, oportunidades comerciais, parcerias, networking e benchmarking em mercados estratégicos, tem como objetivo apresentar in-loco o destino e suas oportunidades comerciais, podendo considerar uma agenda customizada para cada participante.

  • Showrooms físicos e digitais: a participação em showroom possibilita a presença internacional permanente, gerando visibilidade e expansão comercial. O showroom atua como facilitador e realiza a conexão das marcas com compradores, resultando na geração de negócios a longo prazo e no acesso a uma carteira de clientes qualificada.

  • Pop-up stores: realizadas em destinos estratégicos, tem o intuito de posicionar o produto para os consumidores finais, formadores de opinião e imprensa local. Além das expectativas de vendas significativas, por meio das Pop ups é possível abrir novos canais de compradores e despertar o interesse pelo produto brasileiro a um público qualificado.

  • Vendas em plataformas de e-commerce: estruturas que permitem a gestão da operação de uma loja virtual e disponibilizam produtos e serviços para vendas online. É uma ferramenta que possibilita que as empresas iniciem ou incrementem seus negócios internacionais incluindo a prospecção de clientes de diversos mercados, inclusive os mais distantes.

  • Rodada de negócios virtuais: Com foco em mercados e segmentos específicos, as rodadas são feitas por meio de consultoria especializada em matchmaking, de acordo com o perfil de cada empresa. 

Antes de realizar uma ação de promoção comercial no exterior, como a participação em uma feira, é importante a empresa se preparar. Por exemplo: ter uma tabela de preços internacional, avaliar a necessidade de adequação de seus produtos pensando no consumidor do mercado alvo e definir sua estratégia logística/operacional para exportação.  

É notável que, dentre essas opções de promoção comercial, as feiras internacionais despontam como a escolha mais utilizada pelas empresas de vestuário. Essa preferência é justificada por diversos motivos, como uma oportunidade de networking, permitindo à empresa contato com os principais compradores do mercado. Além disso, as feiras internacionais são importantes para a troca de conhecimento entre empresas participantes, muitas das quais já experientes na internacionalização. 

Outro ponto relevante é o acesso a novos mercados que as feiras proporcionam. Ao expor seus produtos e serviços em um contexto internacional, as marcas brasileiras têm a oportunidade de explorar e conquistas novos mercados, ampliando a sua presença global.  

As feiras internacionais de vestuário possuem, em geral, foco em segmentos específicos (moda festa, moda casual, moda íntima, beachwear/fitness, moda infantil, etc.). Entre as feiras mais tradicionais e direcionadas para os mercados de maior relevância para as exportações brasileiras destacam-se aquelas realizadas na Colômbia, EUA (Miami e Nova Iorque) e Europa. 

Existem estratégias para tentar potencializar o resultado das marcas durante a participação em feiras, o programa Vista Brasil (Programa de Competitividade e promoção de Micro e Pequenas Empresas do Setor Têxtil e de Confecção) reuniu dicas em seu site que podem ajudar marcas com pouca experiência neste tipo de evento.


Para saber mais:

=> Para saber mais sobre Promoção Comercial, clique aqui


O Aprendendo a Exportar Vestuário foi produzido mediante parceria entre:
 Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços - MDIC
Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção - ABIT 
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Menu Principal
  • Programa Portal Único de Comércio Exterior
    • Conheça o Programa
    • Atributos no Novo Processo de Importação (NPI)
    • Entregas realizadas
    • Orçamento investido
    • Port Community System (PCS)
    • Brazilian Single Window
    • Eventos
    • Cronograma
  • Sistemas de Comércio Exterior
    • Portal Único
    • Integre seu sistema
    • Demais Sistemas
    • Importação
  • Notícias Siscomex
    • Notícias Siscomex Exportação
    • Notícias Siscomex Importação
    • Notícias Siscomex Sistemas
    • Assine o Feed
  • Acordos
    • Preferências Tarifárias
    • Aladi
    • Mercosul
    • OMC
  • Informações
    • Cobranças incidentes em comércio exterior
    • Colegiados
    • Combate a práticas ilegais
    • Drawback
    • Exportação
    • Glossário
    • Habilitação no Siscomex
    • Importação
    • Manuais
    • Notificações
    • Perguntas Frequentes
      • Exportação
      • Importação
      • Drawback
      • Pagamento Centralizado de Comércio Exterior
      • Recintos
      • Acordos Comerciais
    • Tratamentos Administrativos
      • Tratamento Administrativo na Importação
      • Tratamento Administrativo de exportação
  • Legislação
    • Secex
    • Receita Federal
    • Anvisa
    • Camex
    • Exército (DFPC)
    • Ibama
    • MAPA
    • MD
    • Correios
  • Serviços
    • Aprendendo a Exportar
      • Por que exportar?
      • Índice
      • Acesse o Mundo
      • 1. Classificação Fiscal da Mercadoria
      • 2. Identificação do Mercado-alvo
      • 3. Entendimento de Requisitos Exigidos
      • 4. Adequação do Produto
      • 5. Formação do Preço de Exportação
      • 6. Marketing Internacional e Promoção de Produtos
      • 7. Negociação com o Importador
      • 8. Financiamento da Exportação
      • 9. Operacionalização da Exportação
      • Logos- versão geral
      • Glossário
      • Links dos vídeos antigos do Aprendendo a Exportar
      • vídeos antigos
      • teste
      • Interacão com o Usuário
      • Acesse o Mundo
    • Alteração de titularidade de Ato Concessório de Drawback
    • Consultas Públicas
    • Declaração de Saída de Bens Culturais
    • Despachos de operações de comércio exterior
    • Empresa Comercial Exportadora/Trading Company
    • Redução tarifária na importação de autopeças
    • Sem Barreiras
    • Sisprom
  • Comissão Gestora do Siscomex e Comitê Executivo
  • Canais de Atendimento
    • Departamento de Operações de Comércio Exterior – DECEX
  • Comunicados
    • Mapeamento de processos da Zona Franca de Manaus
    • Migração das importações para o Portal Único
    • Cronograma migração das importações para o Portal Único - primeiro semestre de 2025
    • Cronograma de adesão dos anuentes ao Portal Único de Comércio Exterior em janeiro de 2025
    • Cronograma de migração das importações para o Portal Único - Atualização Março/2025
    • Alteração do Cronograma de Adesão dos Anuentes
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Flickr
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca