Notícias
SEMANA DE INOVAÇÃO
LA-BORA!gov promove primeiro encontro da Comunidade de Free-LAs! do laboratório
Primeiro encontro da Comunidade de Free-LAS! do LA-BORA!gov durante a Semana de Inovação 2025 Foto: André Corrêa
Idealizado pelo LA-BORA!gov, Laboratório de Gestão Inovadora do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o projeto Free-LA! oferece a servidoras e servidores a oportunidade de trabalharem em projetos específicos de inovação, de acordo com suas expertises e interesses. O primeiro encontro da Comunidade de Free-LAs! do LA-BORA!gov, foi realizado na quarta-feira (01/10), durante a Semana de Inovação 2025, evento promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Além de apresentar o projeto, a atividade teve o objetivo de promover uma dinâmica de integração e fortalecer as conexões que desenvolvem o sentido de comunidade dos Free-LAs!. A ocasião foi concluída com uma roda de conversa sobre as oportunidade e desafios dessa nova modalidade de trabalho.
Atualmente, outras instituições também já possuem suas comunidades de Free-LAs. Uma das integrantes da equipe do LA-BORA!gov (time volante), Joseane Correia falou sobre a importância do fortalecimento das comunidades. “Elas devem existir para atender às necessidades do time, construir interação, acolhimento, senso de pertencimento e colaboração”.
A coordenadora do LA-BORA!gov, Maria Raquel Stacciarini, falou sobre o sucesso da comunidade que está na plataforma da rede InovaGov, onde se conectam e trocam experiências. “O acesso ao banco de colaboradores do LA-BORA!gov cresceu e hoje conta com mais de 1.900 participantes. A comunidade na plataforma InovaGov vem para criar esse espaço de conexão, troca de saberes e experiências diversas entre as pessoas, avaliou.
Como funciona
Servidoras e servidores interessados em fazer parte do time de Free-LAs! do LA-BORA!gov devem preencher um cadastro no site do laboratório. A partir disso, o interessado pode ser convidado a atuar em um projeto ou serviço, de acordo com suas habilidades e interesses.
A ideia é considerar a tendência mundial da flexibilidade no trabalho, da atuação diversificada e sob demanda, em contraste ao formato rígido e circunscrito a áreas específicas de atuação, além de adequar a necessidade da administração pública ao interesse dos servidores e servidoras e às competências disponíveis.
Quem atua como Free-LA! melhora suas experiências no trabalho, constrói redes, dissemina os aprendizados em seus órgãos de origem e oxigena ideias no serviço público. Esse ganho se reflete em maior engajamento, motivação e no aumento da produtividade.
Para saber mais, acesse: