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SOUGOV.BR
SOUGOV.BR completa quatro anos com avanços em inovação, inclusão e serviços digitais
Lançado há quatro anos, o SOUGOV.BR se consolidou como ferramenta central da transformação digital na gestão de pessoas do serviço público federal. A plataforma ampliou o acesso a serviços com agilidade, segurança e transparência — tudo na palma da mão para servidores, aposentados, pensionistas, estagiários, líderes e ex-servidores.
Mais do que digitalizar processos, o SOUGOV.BR transformou a experiência do usuário no relacionamento com o Estado. Com mais de 200 funcionalidades ativas, a plataforma oferece serviços como simulador de aposentadoria, validação cadastral, prova de vida, contracheques e, mais recentemente, a admissão digital de novos servidores, já aplicada aos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).
A percepção positiva dos usuários reforça esse impacto. Para Damião Benvindo, auditor fiscal da Receita Federal, o SOUGOV.BR representa uma mudança concreta no acesso aos serviços públicos. “Fico muito feliz e empoderado por receber um atendimento eficiente, fácil e importante para minha vida e da família. Algo que, anos atrás, era muito difícil, especialmente para as pessoas idosas e aposentadas”, afirmou.
As atualizações mais recentes demonstram o compromisso contínuo com a inclusão, com melhorias em acessibilidade como leitores de tela, contraste ajustável e alternativas de texto, promovendo mais equidade no acesso aos serviços. E o futuro da plataforma já está em construção: a próxima geração do SOUGOV.BR incluirá recursos de inteligência artificial, uma assistente virtual e a Carteira SOUGOV, um novo conceito de serviços personalizados.
“Para o futuro, o caminho é claro: mais integração, inteligência, uso de novas tecnologias e melhorias na jornada dos usuários. O SOUGOV.BRterá, em breve, uma assistente virtual e um novo conceito de serviços, a Carteira SOUGOV. São iniciativas que transformarão ainda mais a forma como o Estado se relaciona com as pessoas servidoras, reduzindo barreiras, eliminando tarefas repetitivas, empoderando os usuários e oferecendo uma experiência mais fluida, acessível e moderna”, explica Antonio Fiuza, Diretor de Soluções Digitais da Secretaria de Gestão de Pessoas do MGI.
A evolução do SOUGOV.BR também depende de parcerias estratégicas. Nesse processo, a colaboração com o Serpro tem sido fundamental para a construção de soluções digitais robustas e seguras. “A parceria com o Serpro tem sido estratégica nesse processo. A expertise tecnológica da empresa tem nos permitido materializar uma visão inovadora de gestão de pessoas, promovendo agilidade, transparência, eficiência e desburocratização. Estamos fortalecendo uma gestão mais estratégica e menos operacional, alinhada ao que o serviço público do futuro exige”, complementa Fiuza.
A plataforma também tem se mostrado eficiente em momentos de crise. Durante a emergência climática no Rio Grande do Sul, o SOUGOV.BR viabilizou rapidamente a antecipação do 13º salário para servidores e pensionistas domiciliados no estado. A medida beneficiou mais de 16 mil pessoas, reforçando o papel da plataforma como instrumento de cuidado e resposta rápida.
Outro avanço importante foi a validação cadastral de 2025, encerrada em 30 de abril, que fortaleceu uma base de dados mais segura e integrada. Com isso, o SOUGOV.BR se firma não apenas como um canal de serviços, mas como um pilar para uma gestão pública mais estratégica, eficiente e centrada nas pessoas.