Notícias
Dia do Aposentado
É importante valorizar tudo que os aposentados fizeram pelas gerações, diz Ricardo Pena
Durante a Solenidade Comemorativa ao Dia do Aposentado, realizada em 23/1, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) ressaltou a importância de cada trabalhador e trabalhadora na construção do país. “Este é um momento importante para celebrar e valorizar tudo que os aposentados fizeram por nós, pela geração deles e pelo nosso país”, disse Ricardo Pena, diretor-superintendente da PREVIC. Ele destacou, especialmente, os 683 mil aposentados da previdência fechada que, “ao confiarem na poupança previdenciária complementar demonstram a sua capacidade de poupar, de se esforçar, de ter essa visão de futuro, gerando melhores condições para a população”, afirmou. O evento virtual foi promovido pela Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar).
A chamada “economia prateada” foi lembrada pelo secretário do Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência Social (MPS), Paulo Roberto dos Santos Pinto. A referência ao cabelo branco das pessoas com mais de 50 anos evidencia a relevância da qualidade de vida, com práticas agregadas ao bem-estar, durante o processo de envelhecimento. “Essa mudança vem tendo impacto muito grande no mercado, onde a indústria econômica precisa se adequar e ter produtos para essa população que, economicamente ativa, vai ter cada vez mais vida e consumir cada vez mais, fazendo esse país crescer”, destacou.
Pensamento compartilhado por Devanir Silva, diretor-presidente da Abrapp, que reforçou o impacto dos fundos de pensão no impulsionamento da melhora da qualidade de vida dos aposentados. “Nós não somos entidades financeiras, não temos atividade empresarial. O nosso negócio é com os participantes e assistidos, é pagar benefícios. E isso envolve a valorização da dignidade humana. É uma atividade feita por pessoas, para pessoas. Cada benefício recebido representa anos de dedicação, disciplina e escolhas acertadas, reforçando a importância desse planejamento, principalmente para as gerações futuras”, completou.