Notícias
SAÚDE
Lei institui Dia Nacional do Acolhimento do Paciente Oncológico
Divulgação / Presidência da República
Foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 29 de outubro, a Lei Nº 15.241, sancionada pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin, que institui o Dia Nacional do Acolhimento do Paciente Oncológico, a ser celebrado anualmente no dia 3 de março.
O acolhimento ao paciente oncológico é um processo que integra ações, atitudes e valores voltados para a atenção integral às necessidades físicas, emocionais e psicológicas de pessoas com câncer, bem como de seus familiares e cuidadores.
A prática prioriza uma abordagem centrada na pessoa, indo além do tratamento da doença, ao promover um cuidado humanizado, empático e eficaz. De acordo com a lei publicada nesta quarta, na semana que marca o Dia Nacional do Acolhimento do Paciente Oncológico serão realizadas atividades de conscientização e orientação sobre o tema.
700 MIL POR ANO – Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registra anualmente mais de 700 mil novos casos de câncer. A criação do Dia Nacional do Acolhimento ao Paciente Oncológico pretende ampliar a conscientização da sociedade sobre a importância do cuidado integral, além de incentivar os profissionais de saúde a adotarem práticas mais humanizadas e sensíveis às múltiplas dimensões do sofrimento oncológico.
ESTRATÉGIAS – O acolhimento envolve diversas estratégias, como:
- Escuta ativa e diálogo transparente
- Disponibilização de informações claras e precisas sobre a doença e o tratamento
- Respeito às individualidades e valores dos pacientes
- Suporte emocional e psicológico contínuo
- Assistência integral, desde o diagnóstico até o tratamento e o acompanhamento
BEM-ESTAR – O principal objetivo do acolhimento é proporcionar um ambiente seguro e humanizado, que favoreça a confiança do paciente ao longo de todo o processo terapêutico, minimizando o impacto da doença e promovendo o bem-estar físico e emocional. O acolhimento deve considerar a reinserção social e profissional do paciente oncológico, por meio de iniciativas de educação, capacitação e empreendedorismo. Também é necessário promover a conscientização da sociedade sobre a vulnerabilidade dos pacientes e combater situações de violência doméstica e exclusão social.
PREVENÇÃO – A prevenção também é um componente essencial do acolhimento oncológico. A detecção precoce é uma das estratégias mais eficazes para aumentar as chances de sucesso no tratamento e melhorar a qualidade de vida. Nesse contexto, campanhas educativas e de conscientização, disseminação de informações confiáveis, identificação de fatores de risco e incentivo à realização de exames preventivos são ações fundamentais.