Notícias
Operação PF
PF recupera vinhos raros doados ao MRE
Brasília/DF – A Polícia Federal deflagrou na sexta-feira (24/9) a Operação Borgonha, com o objetivo de recuperar, na cidade de São Paulo, duas garrafas de vinho de alto valor que haviam sido doadas ao Ministério das Relações Exteriores.
A investigação teve início no dia 16 de agosto de 2021, quando o MRE, após a realização de conferência dos vinhos guardados no cofre tipo adega do cerimonial, constatou a ausência de duas garrafas de vinho tinto de elevado valor, um Petrus Pomerol Grand Cru da safra 1980, avaliado em mais de R$ 25 mil, e o vinho Domaine de la Romanee-Conti La Tache Grand Cru Monopole da safra de 1995, avaliado em mais de R$ 31 mil.
Após realizar algumas diligências iniciais, os policiais federais chegaram ao autor do crime. O homem foi identificado, confessou o delito e indicou o comprador para quem repassou os dois vinhos.
Após expedição de mandado de busca e apreensão pela Justiça Federal, a PF cumpriu a ordem judicial no endereço do receptador e obteve êxito na recuperação dos vinhos furtados.
Borgonha
O nome da operação faz menção à região da França de onde provêm os vinhos mais caros do mundo.
Comunicação Social da Polícia Federal no DF
Contato: (61) 2024-7557
cs.srdf@dpf.gov.br