
Plano Decenal de Energia 2034
O Plano Decenal de Expansão de Energia 2034 (PDE) é um dos mais importantes instrumentos de planejamento energético brasileiro e que, por iniciativa da atual gestão do Ministério de Minas e Energia (MME), passa a colocar a transição energética como elemento central na evolução do setor. Mira também a garantia da segurança energética e o menor custo para os consumidores.
Já estão contemplados ali alguns dos impactos positivos das principais ações e programas desenvolvidos em 2023 e 2024 pelo órgão. São exemplos, entre outros:
- Política Nacional de Transição Energética
- Lei do Combustível do Futuro
- Programa Gás para Empregar
- Marco Legal do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono
- Programa Mineração para Energia Limpa.
Com cerca de 500 páginas e 16 cadernos temáticos executivos, o PDE é uma referência para governo e empresas sobre as perspectivas de investimentos na expansão da oferta de energia, com um olhar integrado para todo o setor energético. Considera iniciativas em andamento e os desafios para os próximos dez anos para a garantia da segurança e da transição energética brasileira.
São esperados até R$ 3,2 trilhões de investimentos relacionados ao setor de energia, em petróleo, gás e biocombustíveis, nas linhas de transmissão, na geração de energia, na produção de combustíveis e na nova indústria verde. Assim, o Brasil fará uma transição energética mais justa, equilibrada e inclusiva. Isso se dará com mais empregos e renda, visando combater a pobreza energética.
O PDE tem papel muito importante no apoio para a construção de políticas públicas e colabora no esforço para garantia de energia com menor custo para a sociedade. Elaborado desde 2006 pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), sob coordenação e diretrizes do MME, é respeitado pelo mercado e referência para os demais setores da economia como ferramenta de planejamento e visão de longo prazo.
O planejamento tem contribuição fundamental para o setor energético, que é essencial para a economia brasileira e caracterizado pela necessidade de grandes investimentos.
A abertura da Consulta Pública MME nº 179 para recepção de sugestões da sociedade, empresas e instituições ao PDE, em 07/11/2024, representou a retomada de um importante produto de planejamento energético para os tomadores de decisão e para os investidores nacionais e internacionais.
Ao trazer dados, sensibilidades e resultados indicativos para o longo prazo, o PDE fornece informação de qualidade aos diversos agentes públicos e privados do setor, reduzindo o risco e sinalizando os principais caminhos a seguir. Evidencia que o setor energético tem um planejamento sólido, técnico e eficaz.
Outro importante ato desse evento foi a assinatura da portaria de governança do PDE, que trouxe maior solidez, transparência e continuidade ao processo de elaboração desse importante documento do planejamento. Apesar do longo histórico de produção do PDE, documento utilizado por diversos agentes públicos, privados, internacionais e acadêmicos, a governança do processo ainda não havia sido regulamentada por meio de portaria e agora o processo será mais robusto e acessível para a sociedade.
NÚMEROS
- Investimentos no setor energético
R$ 3,2 trilhões até 2034
- Demanda final de energia
Crescimento de 2,1% ao ano em média, resultando em um aumento de quase 25% nos próximos dez anos
- Consumo de eletricidade
Crescimento médio de 3,4% ao ano, alcançando 870 TWh em 2034
- Oferta Interna de Energia (OIE)
Aumento de 1,46 tep/habitante em 2024 para 1,75 tep/habitante em 2034 (sigla para “tonelada equivalente de petróleo”, uma unidade de medida que permite a comparação de diferentes fontes de energia)
- Nível médio de renovabilidade da matriz elétrica em 2034
86,1%, sendo que o Brasil continuará com a predominância da geração elétrica a partir de fontes renováveis, como hidrelétrica, biomassa, eólica e solar
- Demanda por minerais estratégicos
A expansão indicativa da geração de energia elétrica pode demandar até 54% mais minerais estratégicos.
DATAS
- 07/11/2024 – Publicação do caderno de Consolidação do PDE 2034
- 08/11/2024 – Abertura da Consulta Pública para sugestões da sociedade e instituições públicas e privadas e assinatura da portaria que estabelece a governança do PDE em evento no Ministério de Minas e Energia.
- 08/04/2025 – Aprovação do PDE 2034 pela Portaria MME n°831/2025.