Por que uma Rede de Aprendizagem voltada para Indústrias?
Desde a Revolução Industrial, o suprimento de energia tem sido um fator vital para a operação e expansão das indústrias. Nas últimas décadas, todavia, a preocupação das empresas no âmbito mundial com a segurança energética, as variações do preço da energia, as mudanças climáticas e os impactos ambientais levaram a uma transformação substancial no segmento industrial, o que resultou no desenvolvimento e no uso de novas fontes de energias renováveis.
Atualmente, as tendências da indústria 4.0 têm focado em discutir o uso de energias alternativas não convencionais e a gestão da eficiência energética nos processos produtivos, a fim de alavancar a competitividade do setor e garantir a sustentabilidade dos produtores, tanto financeira quanto ambiental.
Nesse novo cenário econômico-ambiental, a definição de estratégias que contribuem para a adequada administração dos recursos energéticos, desde a geração até o consumo, é imprescindível para a rentabilidade dos negócios do setor industrial. Observando a real necessidade das empresas brasileiras para definir Sistemas de Gestão de Energia, com medidas que, de fato, garantem a eficiência energética de suas instalações, operações e processos, e a redução dos custos de produção.
A Rede de Aprendizagem em Eficiência Energética (RedEE - Indústrias) foi implementada com sucesso entre 2020 e 2021, em São Paulo, Brasil, para as indústrias da região. O projeto-piloto contou com a participação de 11 empresas de diferentes segmentos, como alimentos e bebidas; automobilístico; embalagens; químico; papel e celulose, entre outros. A diversificação de setores trouxe grande visibilidade para a iniciativa.
Embora a maioria das empresas já apresentassem ações e iniciativas internas de eficiência energética e gestão de energia, os benefícios da RedEE - Indústrias foram inúmeros e auxiliaram as organizações para uma implementação bem-sucedida de projetos, capaz de alçar os resultados a elevados patamares.
A RedEE - Indústrias permitiu, ainda, incluir organizações, com o objetivo de compartilhar conhecimento e promover a troca de experiências entre os integrantes do setor privado, com diferentes abordagens do tema.
A este respeito, uma medida do interesse que o tema desperta atualmente nas organizações é a abordagem que estas têm feito tanto ao Ministério de Minas e Energia (MME) quanto à Cooperação Alemã em busca de apoio às suas intenções de avançar em questões relativas à eficiência energética e à redução de gastos com energia, bem como ao Plano Decenal de Expansão de Energia.
Webinar - Rede de Aprendizagem em Eficiência Energética e Gestão de Energia na Indústria