Áreas do conhecimento abordadas na RedEE - Indústrias
A metodologia das Redes de Aprendizagem se baseia na transmissão de conhecimento aos participantes, no acompanhamento técnico por parte de consultores especialistas e na troca de experiências entre os participantes, mediados por uma equipe profissional de moderação e facilitação de grupos. A primeira tarefa para sua implementação é a definição das áreas de conhecimento que serão abordadas nestas atividades.
Diversos fatores influenciam nesta escolha. Entre eles, estão o objetivo da Rede de Aprendizagem e o seu escopo de aplicação. Neste projeto-piloto que tratou da eficiência energética e gestão de energia em indústrias brasileiras, os principais fatores influenciadores foram o quão significativo é um determinado uso final da energia em relação ao consumo total da planta e/ou do processo fabril, e o quão apropriada é uma determinada modalidade de geração de energia para a instalação.
Uma lista preliminar de temas abordados foi desenvolvida com base na literatura especializada e nos conhecimentos dos consultores. O intuito da lista preliminar foi estabelecer parâmetros para possibilitar o início da criação de materiais, metodologias de trabalho em grupo e seleção preliminar de especialistas.
Uma vez definidas as instituições participantes, a coordenação técnica conheceu a realidade de cada uma delas, bem como suas necessidades e expectativas. A lista preliminar, então, recebeu ajustes para garantir sua adequação à realidade e necessidade das organizações participantes. A lista final foi organizada nas grandes áreas de conhecimento, conforme exposto nas seguintes seções.
Eficiência Energética nos sistemas de usos significativos de energia
- Calor de processo;
- Força motriz;
- Refrigeração;
- Bombeamento;
- Compressão de ar ou gases;
- Iluminação;
- Climatização;
- Automação e Digitalização;
- Cogeração e Fontes renováveis;
- Contextualização a respeito do mercado de energia.