Subgrupo de Eficiência Energética para Habitação de Interesse Social 2.0
O Subgrupo de Eficiência Energética para Habitação de Interesse Social atua no âmbito do GT Edificações com foco no aprofundamento das discussões técnicas, na articulação institucional e no apoio à formulação de estratégias voltadas à melhoria do desempenho energético de habitações destinadas à população de baixa renda.
As atividades do subgrupo decorrem de encaminhamentos deliberados no GT Edificações e têm como base estudos e investigações conduzidos por instituições de pesquisa, com destaque para os trabalhos desenvolvidos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sobre eficiência energética em habitações de interesse social, especialmente no contexto do programa Minha Casa Minha Vida. Esses estudos utilizam ferramentas de análise e sistematização de dados, como painéis em Power BI, para apoiar a avaliação de resultados e subsidiar a tomada de decisão.
O subgrupo promove a participação de ministérios, órgãos públicos, entidades setoriais, instituições acadêmicas e representantes da indústria da construção, com o objetivo de fomentar a troca de experiências, o alinhamento técnico e a identificação de oportunidades para o desenvolvimento de projetos e ações conjuntas.
No âmbito técnico, são discutidos projetos estruturantes voltados à inovação e à eficiência energética em habitações de interesse social, como o projeto hab.labEEE, financiado pela Finep e conduzido pela UFSC. O projeto aborda, de forma integrada, temas como resiliência e modelos de edificações de energia quase zero (NZEB), percepção e comportamento dos usuários, industrialização e conexão com a indústria da construção, além da difusão do conhecimento técnico.
| Acesse aqui as atas de reunião | |
| Acesse aqui as apresentações no âmbito do subgrupo | |
| Acesse aqui o Power BI | |
| Acesse aqui a lista de membros | |