Notícias
HFA PROMOVE CAPACITAÇÃO EM SEGURANÇA DO PACIENTE COM SIMULAÇÃO REALÍSTICA
Brasília-DF, 28 de maio de 2025 – O Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do Hospital das Forças Armadas (HFA), em parceria com a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), está promovendo uma capacitação com simulação realística voltada aos profissionais de saúde da UTI, incluindo os médicos(as) residentes. O projeto será realizado entre maio e novembro de 2025, com o objetivo de alcançar o maior número possível de profissionais da unidade.

- ㅤㅤ
Segundo a enfermeira e Subcoordenadora do NQSP, Telma Rejane Servidora Civil do HFA, o hospital, como referência em hospital-escola, adota os métodos mais eficazes de ensino-aprendizagem voltados para estudantes e residentes das diversas áreas da saúde. Dentre esses métodos, destaca-se a simulação realística, que proporciona um ambiente seguro e controlado para o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades práticas. Essa metodologia permite que os profissionais apliquem o conhecimento teórico, desenvolvam competências técnicas e não técnicas, e pratiquem procedimentos em cenários simulados, reduzindo riscos tanto para os pacientes quanto para os aprendizes. Trata-se, portanto, de uma ferramenta essencial na formação em saúde, pois viabiliza o treinamento seguro de competências e habilidades.

- ㅤㅤ
A expectativa é que a simulação realística seja uma técnica eficaz para revisar e corrigir falhas nos processos clínicos-assistenciais que podem ocasionar danos aos pacientes. Com essa abordagem, o projeto visa promover melhorias significativas na Segurança do Paciente na UTI do HFA, minimizando eventos adversos e incentivando práticas inovadoras em capacitação e desenvolvimento profissional. O Brigadeiro Médico Yoshibumi Kumeta, Diretor Técnico de Saúde, destacou a importância dos treinamentos em serviço, especialmente em um hospital-escola como o HFA, onde muitos profissionais estão em fase de formação. Ressaltou ainda que a capacitação por meio de simulação na UTI deve ser vista como uma alternativa eficaz, sendo essencial que os treinamentos sejam contínuos e abrangentes, sempre com foco na segurança do paciente.

- ㅤㅤ
Já Contra-Almirante Cláudia Amaral, Diretora Técnica de Ensino e Pesquisa do HFA, também reforçou a relevância do investimento em recursos que promovam o aperfeiçoamento constante das técnicas e conhecimentos aplicados nas diferentes áreas da saúde. No caso específico desta iniciativa, destacou a importância da atividade voltada aos médicos residentes que atuam na UTI do hospital.
A atividade realizada exemplifica o compromisso do HFA com a contínua qualificação profissional de seus colaboradores, por meio de iniciativas proativas e inovadoras, proporcionando um atendimento cada vez mais humanizado aos pacientes e usuários.
HFA: UNINDO FORÇAS PELA SAÚDE
Assessoria de Comunicação Social do HFA