Notícias
HFA participa de evento de Saúde Baseada em Evidências em Londres - “Cochrane Colloquium 2023”

No período de 4 a 6 de setembro, o Hospital das Forças Armadas participou, no Queen Elizabeth II (QEII) Centre, em Londres, do “Cochrane Colloquium 2023”. Estiveram presentes no evento, a Drª ALINE MIZUSAKI IMOTO, pós-doutora em Ciências da Saúde, e o Coronel OTÁVIO MONTEIRO, Mestre em Informática em Saúde, ambos do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde – NATS (HFA) e membros do programa Saúde Baseada em Evidências.
O “Colloquium da Cochrane” é o principal evento da Colaboração Cochrane, Organização Global sem fins lucrativos, que reúne pesquisadores independentes, profissionais de saúde, pacientes, cuidadores e pessoas interessadas no tema saúde. Ela produz revisões sistemáticas que agrupam e sumarizam as melhores Evidências disponíveis, oriundas de trabalhos científicos, com a finalidade de conduzir decisões em saúde.
A Organização está presente em mais de 190 países, produzindo informações de saúde confiáveis, de fácil acesso e livres de patrocínios comerciais ou qualquer forma de conflitos de interesse. Seu trabalho é considerado, hoje em dia, como o padrão ouro de qualidade de informações cientificas.
Nessa edição de 2023, foram abordados temas como: integridade; transparência e fraude em pesquisa; inovações tecnológicas para a produção de síntese de evidências; garantia de integridade em pesquisas biomédicas; evidência de mundo real; qualidade metodológica na produção e inovações nas sínteses de evidências; além de tratar da comunicação das evidências e atualização metodológica.
A participação do NATS-HFA nesse evento, além de ter possibilitado o aprimoramento técnico e trocas de experiencias de seus membros com pares de diversos países, consolida sua entrada na era da “Saúde Baseada em Evidências”.
HFA: UNINDO FORÇAS PELA SAÚDE!
Assessoria de Comunicação Social do HFA (A COM SOC - HFA)