Notícias
DEFESA DA CONCORRÊNCIA
USP Ribeirão Preto vence 5ª edição da WiCade
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em parceria com a rede Women in Antitrust (WIA), realizou neste sábado (1/11) a etapa final da 5ª edição da Wicade - Competição de Direito Concorrencial. O evento reuniu mais de 180 participantes, entre estudantes e profissionais da área antitruste.
Das 14 equipes inscritas, duas chegaram à final: representantes do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e da Universidade de São Paulo (USP), campus Ribeirão Preto, que se consagrou vencedor da edição.
A competição, que simulou um julgamento de um cartel, buscou difundir o estudo do direito concorrencial entre universitários.
As rodadas finais ocorreram de 29 de outubro a 1º de novembro, com a presença de representantes do Cade, da WIA e de especialistas do setor. Na final, atuaram como conselheiros fictícios do Tribunal Administrativo, o conselheiro do Cade, Diogo Thomson, a diretora de diversidade da Wia, Marcela Mattiuzzo, e a chefe de assessoria Fabiana Veloso.
Marcela destacou a qualidade técnica das equipes, ressaltando o caráter coletivo da competição. “A principal lição dessa competição é o espirito de coletividade. É legal ganhar, mas só em fazer parte da comunidade antitruste e interagir com outras pessoas, é o que fica e já é muito significativo”, pontuou.
O presidente Gustavo Augusto afirmou que a WiCade vai além de uma competição, é uma oportunidade para adquirir conhecimentos, fazer amizades, conhecer profissionais e autoridades da área. “Esse é o primeiro passo que vocês estão tendo no antitruste e no mundo profissional. São nesses eventos que vocês começam a serem conhecidos. O direito é uma construção coletiva”, disse.
A conselheira Camila Alves, por sua vez, lembrou que a competição é uma experiencia inovadora, repleta de aprendizados. “WiCade tem uma particularidade importante. Nesse processo, vocês aprendem um pouco de ética, de cooperação, de superação, de respeito e outros valores como equidade e diversidade”, afirmou.
Entre os participantes, a estudante Teresa Lapa, da USP Ribeirão, classificou a oportunidade como enriquecedora. “Conheci muitas pessoas incríveis e especialistas. A competição me tirou da zona de conforto, e no sentido profissional foi inovador. O resultado é reflexo do caminho que percorremos até o último momento”, disse.
Para o estudante Paulo Victor Viana, cada instante valeu a pena, ainda mais quando o conhecimento adquirido na academia é colocado em prática. É uma oportunidade única que todos deveriam buscar. A sensação de ganhar é indescritível, é o momento que sentimos que todo esforço foi recompensado”, concluiu.
Durante a cerimônia de encerramento, além da equipe vencedora, foram anunciadas os destaques nas categorias Melhor Equipe Fase Oral, Melhor Orador, Melhor Memorial da Representante e Melhor Memorial da Representada.
A solenidade está disponível no canal do Cade no YouTube, assista na íntegra!