Notícias
DECISÕES SG/CADE
Tribunal do Cade aprova fusão entre Petz e Cobasi com restrições
O Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, nesta quarta-feira (10/12), a fusão entre Petz e Cobasi, condicionada à celebração de um Acordo em Controle de Concentrações (ACC). O pacote de remédios inclui o desinvestimento de 26 lojas localizadas no estado de São Paulo.
A operação envolve dois dos maiores grupos do varejo especializado em produtos e serviços para animais de estimação no Brasil. Petz e Cobasi atuam na venda de alimentos, medicamentos, itens de higiene e beleza, acessórios e outros produtos destinados ao público pet, tanto em lojas físicas quanto em canais digitais.
De forma complementar, também oferecem serviços veterinários, estéticos e comercializam plantas, flores e produtos de conveniência. A Petz ainda possui operações industriais e atacadistas, por meio das marcas Petix e Zee.Dog.
O conselheiro José Levi, relator do caso, ressaltou que o pacote de desinvestimentos previsto no ACC foi decisivo para mitigar as preocupações concorrenciais identificadas na análise da operação, assegurando condições adequadas de rivalidade no mercado. “O ambiente concorrencial do mercado pet físico, após a operação nos termos do ACC, será mais competitivo do que o cenário atual, um ganho significativo para o interesse público, a promoção da concorrência e a defesa do consumidor”, afirmou.
Em sua fala, Levi lembrou um caso semelhante que foi analisado pela autoridade antitruste da Itália, em 2022, também no setor pet. Na época, a fusão entre as redes Arcaplanet e Maxi Zoo, juntas, mais de 500 lojas no país, foi aprovada com a adoção de medidas para manter a concorrência, movimento que vai na mesma direção do entendimento agora adotado pelo Cade.
A Cobasi, fundada em 1985, conta com cerca de 230 lojas distribuídas em diversos estados brasileiros, com maior concentração no estado de São Paulo e nas regiões Sul e Sudeste.
Já o Grupo Petz possui 257 lojas físicas, além de centros veterinários, serviços de estética animal, unidades franqueadas da marca Zee.Dog e plataformas digitais. A empresa também atua na fabricação e comercialização de produtos pet e oferece serviços de adestramento e bem-estar animal.
A operação aprovada pelo Cade será implementada por meio da incorporação das ações da Petz pela Cobasi. Ao final do processo, os atuais acionistas da Petz e da Cobasi passarão a deter 52,6% e 47,4% da nova companhia, respectivamente, sendo que a Petz se tornará subsidiária integral da Cobasi.
Acesse o Ato de Concentração n° 08700.009264/2024-29.