Notícias
DEFESA DA CONCORRÊNCIA
Encerrada a 43ª edição do Programa de Intercâmbio do Cade
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) concluiu, nesta quarta-feira (07/02), a 43ª edição do seu Programa de Intercâmbio, o PinCade. Um total de 20 alunos de graduação e pós-graduação, das cinco regiões do país, participaram de atividades teóricas e práticas, além de terem a oportunidade de vivenciar a rotina da autarquia.
Por um período de três semanas, os alunos se dedicaram ao trabalho em diferentes setores do Cade, com o intuito de vivenciar a prática das políticas antitruste no Brasil. Além disso, eles se envolveram no Curso Aplicado de Defesa da Concorrência, onde tiveram a oportunidade de assistir a palestras de capacitação ministradas por profissionais do órgão, docentes e autoridades governamentais.
Em mais de 30 painéis, os pincadistas tiveram a oportunidade de aprender sobre assuntos relacionados a condutas anticompetitivas, proteção de dados, economia digital, atos de concentração, ferramentas de investigações, entre outros.
No encerramento, o presidente Alexandre Cordeiro ressaltou a importância da iniciativa, destacando o empenho dos participantes deste ano. “É uma experiência legal, espero que vocês tenham aproveitado a oportunidade. O PinCade é muito importante para nós, e uma das características dessa turma é a dedicação. Essa seleção foi uma das melhores que já fizemos”, afirmou.
O superintendente-geral Alexandre Barreto falou sobre a importância dos conteúdos que os pincadistas tiveram acesso durante o intercambio. “A experiência de vocês foi muito rica, todo ano nós temos um sopro de juventude e renovação quando vocês chegam. Diversas autoridades, conselheiros e advogados iniciaram sua trajetória profissional nesse programa, por isso ele é tão importante. Façam valer os aprendizados que vocês tiveram nesse período”, finalizou.
Experiência
Para o estudante de Direito da Universidade de São Paulo (USP) João Pedro Salomé, a vivência foi incrível, e trouxe um incremento importante para sua formação acadêmica. “A experiência foi enriquecedora, foi um intensivo da prática e teoria concorrencial que não seria possível em outro lugar, de outra forma”, disse.
O pincadista, que venceu como melhor orador na última edição do WiCade, contou que vai lembrar com carinho do período de imersão na área antitruste. "É uma vantagem clara ouvir dos melhores e praticar com os melhores. Foi um privilégio poder estar no Cade”, enfatizou.
Ainda de acordo com o estudante, o pluralismo é uma das marcas que o PinCade deixa evidente em todas as edições. “São pessoas do Brasil inteiro aqui, muitas culturas, muitos trejeitos, muitas perspectivas sobre o Brasil. É importante estar aberto a pensar diferente e lidar com a diferença, pois são pontos de vista válidos”, finalizou.
Finalizando as atividades da 43ª edição, os estudantes acompanharam a primeira Sessão Ordinária de Julgamento de 2024, além da posse dos novos conselheiros da autarquia.
Para saber mais sobre o Programa de Intercâmbio do Cade, acesse!