Notícias
INSTITUCIONAL
Economista Frédéric Jenny é homenageado na 1ª edição do Prêmio Internacional do Cade
O presidente do Comitê de Concorrência da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Frédéric Jenny, foi o escolhido para receber a primeira edição do Prêmio Internacional do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A entrega da honraria ocorreu na última quarta-feira (11/6).
Instituído este ano, o Prêmio Internacional do Cade tem como objetivo reconhecer personalidades estrangeiras que tenham contribuído de forma relevante para o desenvolvimento da política de defesa da concorrência no Brasil e no mundo.
Professor emérito da ESSEC Business School, Frédéric Jenny é referência global no campo do direito antitruste. Por meio da OCDE, desempenhou papel fundamental na modernização do sistema concorrencial brasileiro. Como presidente do Comitê de Concorrência da organização, seu trabalho ajudou a autoridade antitruste brasileira a se tornar mais transparente, eficaz e mais alinhada às melhores práticas internacionais.
A atuação de Jenny também foi essencial para o fortalecimento da cooperação regional, com destaque para o Fórum Latino-Americano e Caribenho de Concorrência (LACCF), que se tornou um importante espaço de diálogo entre as autoridades da área. Ele esteve presente em todas as edições do evento, incentivando o intercâmbio de experiências e boas práticas entre os países participantes.
Durante a cerimônia de entrega do prêmio, o presidente do Cade, Alexandre Cordeiro, ressaltou características do homenageado que o credenciaram para a honraria. “O professor Frédéric Jenny representa o que há de mais admirável na cooperação internacional: visão de longo prazo, liderança técnica e compromisso com instituições fortes. Agradecemos sua liderança, sua orientação e seu compromisso com a construção de um sistema melhor e mais justo — para o Brasil e para o mundo”, afirmou.
Prêmio Internacional do Cade
O Prêmio Internacional do Cade reconhece personalidades estrangeiras que tenham prestado relevantes contribuições para a consolidação e o avanço da política de defesa da concorrência no Brasil. A premiação reforça o papel estratégico da atuação conjunta entre países e organizações internacionais na promoção de mercados mais justos, eficientes e competitivos.
A iniciativa está em consonância com outras atividades da autarquia que buscam reforçar sua capacidade de articulação na arena internacional, exercendo influência na agenda antitruste global por meio da ampliação de sua atuação em fóruns internacionais, fortalecimento da cooperação com outras autoridades da concorrência, intensificação de sua participação ativa em eventos internacionais e aumento do alcance internacional das informações institucionais.