Notícias
DEFESA DA CONCORRÊNCIA
Cade participa de eventos sobre antitruste no Peru e nos EUA
O presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Gustavo Augusto, participou, nesta semana, de três eventos internacionais dedicados ao fortalecimento das políticas de concorrência e ao intercâmbio de experiências entre autoridades e especialistas do setor.
Em Nova York (EUA), na última quarta-feira (19/11), o presidente participou da Global Antitrust Economics Conference, organizada pela Concurrences e pela NYU SternSchool of Business. O evento reuniu especialistas e autoridades de vários países para discutir tendências globais em política de concorrência, economia digital e enforcement.
A agenda internacional prosseguiu em Lima, no Peru, onde Gustavo Augusto integrou a programação do Día de la Competencia de Perú, organizado pelo Indecopi. Durante sua exposição, apresentou os avanços e desafios da defesa da concorrência em mercados digitais no Brasil, destacando casos recentes analisados pelo Cade e os debates em torno da proposta legislativa que trata da regulação de plataformas digitais. O evento reuniu representantes de diversas autoridades de concorrência da região.
Ainda na capital peruana, participou do Workshop on Fighting Bid-Rigging, promovido pela OCDE e pelo Indecopi, que reuniu especialistas para discutir práticas anticoncorrenciais em licitações públicas. Gustavo Augusto apresentou a experiência brasileira no combate ao cartel em licitações, com foco em técnicas de detecção, incluindo o uso do Projeto Cérebro, e em casos de sucesso conduzidos pela autarquia. O encontro também trouxe trocas sobre desafios investigativos e boas práticas de advocacy na região.
Para o presidente do Cade, a participação da autarquia nessas iniciativas reforça o compromisso do órgão com a cooperação internacional, o intercâmbio de boas práticas e a construção de políticas públicas cada vez mais modernas e alinhadas aos desafios econômicos contemporâneos. “Ao integrar debates técnicos e estratégicos com parceiros regionais e globais, o Cade fortalece sua atuação e contribui para aprimorar a defesa da concorrência no Brasil”, concluiu.