Notícias
INSTITUCIONAL
Cade integrará discussões do Brics sobre concorrência em mercado de alimentos
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) participará do Grupo de Trabalho dos Brics para Pesquisa de Questões de Concorrência nos Mercados Alimentícios que acontece nesta quarta (04/02) e quinta-feira (05/02), no Egito.
O encontro reunirá autoridades de concorrência dos países do bloco - composto por onze países do Sul Global - para discutir medidas concretas de enfrentamento à crescente concentração nas cadeias globais de valor de grãos, um mercado estratégico para a segurança alimentar mundial e bastante concentrado. A discussão terá como base o estudo “From Fields to Futures: Competition, Financialization and Digitalization in Global Grain Value Chains”, elaborado pelo Centro Internacional para Direito e Política de Concorrência do Brics.
O presidente do Cade, Gustavo Augusto, integrará o painel “Definindo os Contornos da Investigação Conjunta dos Setores do BRICS sobre o Comércio Global de Grãos” (confira a programação), reforçando o compromisso da autoridade brasileira com a promoção de mercados mais competitivos, transparentes e resilientes. Sua presença sinaliza o protagonismo do Brasil no debate internacional sobre concorrência em setores essenciais e a disposição do Cade em contribuir ativamente para soluções coordenadas no âmbito do Brics.
“A participação do Cade no encontro reforça a importância da cooperação entre as autoridades de concorrência, especialmente em mercados de alimentos, que afetam diretamente o bem-estar das populações”, destaca Gustavo Augusto.
Ao atuar de forma coordenada, o Brics busca construir um mercado global mais justo, competitivo e colaborativo, no qual a segurança alimentar e o interesse público estejam no centro das decisões.
Grupo de trabalho
Na reunião no Egito, pretende-se construir respostas institucionais mais firmes diante da concentração do poder econômico no comércio de grãos e dos riscos sistêmicos associados.
A agenda prevê debates sobre os contornos e as etapas de um possível estudo de mercado conjunto das autoridades de concorrência dos Brics.