Notícias
CARREIRA E OPORTUNIDADES
Cade e Rede WIA lançam 5ª edição do WiCade
A 5ª edição da WiCade – Competição de Direito Concorrencial, já está com edital publicado. Promovido pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em parceria com a Rede Women in Antitrust (WIA), o concurso tem como objetivo promover o estudo do direito da concorrência entre estudantes de direito e economia, oferecendo uma experiência prática por meio da simulação de um julgamento.
Na competição, os times terão seus conhecimentos sobre antitruste testados em duas etapas: a fase escrita, onde os competidores deverão apresentar memoriais sobre um caso fictício; e a fase oral, onde as equipes participarão de painéis que simulam o julgamento do caso pelo Cade.
As equipes devem ter entre 4 e 8 competidores, com, no mínimo, metade das vagas ocupadas por mulheres, em consonância com o compromisso da WIA de fortalecer a representatividade feminina no ambiente antitruste.
Além dos estudantes, cada grupo poderá contar com até dois orientadores (profissionais graduados em qualquer curso) que poderão auxiliá-los na discussão de estratégias argumentativas, realização de pesquisas, redação e revisão dos materiais a serem apresentados.
A Fase Oral está prevista para ocorrer entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, em Brasília (DF). Todas as informações sobre cronograma, regras, critérios de avaliação e inscrição estão disponíveis no site da competição.
Confira o edital e saiba como se inscrever!
WiCade
O WiCade teve início em 2021 e passou a integrar o calendário de eventos realizados anualmente pelo Cade. A primeira edição da competição ocorreu no formato híbrido e envolveu mais de 120 estudantes. Entre as 16 equipes inscritas, 14 se enfrentaram nas rodadas orais e duas chegaram na final. Além disso, cerca de 80 profissionais, incluindo acadêmicos, advogados, autoridades, servidores e ex-integrantes do Cade, atuaram como conselheiros na disputa.
No último ano, a iniciativa envolveu 15 equipes e mais de 130 participantes voluntários, entre estudantes e profissionais do antitruste. Representantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) foram os grandes vencedores.