Notícias
INSTITUCIONAL
Cade e MPPB trocam experiências e informações sobre ferramentas de investigação
Integrantes do Conselho Administrativo de Defesa Econômico (Cade) realizaram, nesta terça-feira (05/04), visita técnica ao Ministério Público da Paraíba (MPPB) para compartilhar experiências e informações sobre ferramentas e tecnologias de investigação utilizadas no combate à corrupção e a ilícitos concorrenciais.
Participaram do encontro os servidores do Cade Fernanda Machado, coordenadora-geral de Análise Antitruste, Guilherme D'Alessandro, coordenador de Análise Antitruste, e Vinícius Eloy, coordenador-geral de Tecnologia da Informação. Eles foram recebidos pelo promotor de Justiça Rafael Linhares.
Na ocasião, os representantes do Cade apresentaram a ferramenta Lorem, que ainda está em desenvolvimento na autarquia, cujo objetivo será contribuir com a gestão de conteúdo de documentos para melhorar a análise dos processos conduzidos pelo órgão antitruste.
Em contrapartida, o MPPB compartilhou o sistema Pandora, criado para gerar relatórios de inteligência que servem de suporte para atuação dos promotores. O instrumento já está sendo utilizado por Ministérios Públicos em diversos estados brasileiros.
Para Fernanda Machado, a visita foi produtiva e os avanços apresentados pelo Núcleo de Gestão do Conhecimento e Segurança Institucional (NGCSI) do MPPB em termos de inovação e sistemas de informação para investigação de fraudes diversas podem contribuir com os trabalhos e processos do Cade.
Sobre a parceria institucional, ela destacou que “o objetivo é que o estado brasileiro se una para acelerar suas investigações e, assim, conseguir resultados mais efetivos para a sociedade. Isso poupa trabalho e investimento de recursos públicos”.
Vinícius Eloy também ressaltou que a troca de experiências promovida durante o encontro contribuirá para aprimorar os procedimentos no Cade. "O objetivo da visita técnica foi promover o intercâmbio de iniciativas relacionadas à tecnologia e inovação que podem ajudar a melhorar os processos de análise e investigação do Cade", explicou.
O Cade e o MPPB são parceiros desde 2007, quando atuaram juntos na operação 247, deflagrada em maio daquele ano para combater prática cartel no mercado de combustíveis na Paraíba.