Notícias
Termo de bem viver
Fundo: Polícia da Corte
Código do fundo: 0E
Notação: BR_RJANRIO_0E_COD_0410_v_02
Data do documento: 11 de dezembro de 1823
Local: Rio de Janeiro
Folha(s): 234
Tamanho: 21,5 cm x 30,5 cm
Veja aqui o documento na íntegra
A seção Desafio Paleográfico apresenta uma seleção de documentos do acervo do Arquivo Nacional a partir dos quais seja possível apresentar noções de paleografia e diplomática. Trata-se de uma seção interativa: em uma semana é postado o documento, duas semanas depois, a transcrição.
Transcrição
Termo que assina Antônio José Pereira da Mota
Aos onze dias do mês de dezembro de mil oitocentos vinte e três anos nesta cidade do Rio de Janeiro na Secretaria da Intendência Geral da Polícia, compareceu Antônio José Pereira da Mota perante o desembargador ajudante André Alves Pereira Ribeiro Cirne em consequências do Regimento dos moradores da rua da Vala entre a Sé e a rua detrás do Hospício, e das informações, a que se procedeu; a fim de assinar termo de não consentir por si, nem seu caixeiro, na sua venda, e portas ajuntamento de negros capoeiras, na forma das ordens gerais desta Intendência, nem que ele apareçam aí com armas, devendo nesse caso dar parte para serem apreendidas, quando o não possa fazer.
O que ouvido pelo dito Antônio José Pereira assim prometeu cumprir; e assinou comigo João Machado Nunes, oficial da Secretaria desta Intendência que o escrevi, e assinei.
O desembargador ajudante André Alves Pereira Ribeiro Cirne
João Machado Nunes
Antônio José Pereira da Mota