Oficina Lanterninha Mágica
A oficina Lanterninha Mágica teve sua primeira edição em 2022 como desdobramento da Oficina de criação de filmes Lanterna Mágica. Com o objetivo de ampliar as ações educativas do festival, a iniciativa é voltada para alunos de Ensino Médio, entre 15 e 18 anos, e tem como finalidade debater as possibilidades da produção de vídeo em diferentes dispositivos, com destaque para os aparelhos celulares e a linguagem da fotografia e do cinema, bem como apresentar o Arquivo Nacional aos jovens e aproximá-los da instituição.
A oficina aconteceu de forma presencial, buscando proporcionar o contato dos alunos com o conjunto arquitetônico do Arquivo Nacional reconhecido como um patrimônio pelo Iphan, com a documentação de arquivo e com noções de cuidados com sua preservação e guarda, contribuindo para ampliar a percepção desses jovens quanto à necessidade de preservação da memória coletiva.
Os alunos das colégios estaduais Dom Henrique, Júlia Kubitschek e Castel Nuovo tiveram a oportunidade de discutir ainda questões como as diferentes linguagens cinematográficas, fotográficas e sonoras, os fundamentos da gravação em vídeo, etapas da produção audiovisual, além de práticas de estabilização de câmera e microfonação para celulares.
As aulas foram ministradas pelos instrutores Carla Lopes; Giuliano Lucas; Michelle Egito e Rafael Daguerre nas instalações do Arquivo Nacional entre 12 de agosto e 11 de setembro de 2025.
Os três curtas produzidos durante a oficina serão exibidos na Mostra Lanterninha Mágica, em 21 de outubro às 14h, como parte da programação oficial do 10º Arquivo em Cartaz:
A Resistência dos Povos Indígenas
De Luana Marques dos Santos e João Ricardo dos Santos Pereira (Colégio Estadual Júlia Kubitschek)
Saia do Morro Hoje
De Luiz Miquel Ferreira Soares Paula, Luiz Antonio Bezzera Alves e Icaro Lucas de Oliveira Machado (Colégio Estadual Castel Nuovo)
O Carnaval que a Ditadura não Calou
De Karla Cristina da Silva e Leonardo dos Santos de Lima (Colégio Estadual Dom Henrique)
___________________________________________________________
Os filmes ficarão disponíveis no canal do Arquivo Nacional no Youtube.
Toda a programação do Arquivo em Cartaz é gratuita, contando com oficina, exibição de filmes, debates, entre outras atividades. Fique atento às atualizações da programação aqui pelo site e nas redes sociais do festival e do Arquivo Nacional.