Notícias
COM A PALAVRA, O USUÁRIO
Com a palavra, o usuário
Imagens em movimento no Arquivo Nacional: a trajetória da seção de filmes
O evento tem por objetivo dar voz a usuários do Arquivo Nacional. A cada edição, um pesquisador com experiência reconhecida pela instituição é convidado para apresentar aos servidores e demais interessados o seu percurso de pesquisa e busca de informações no AN, os procedimentos feitos e as dificuldades encontradas, de maneira a fornecer um feedback para que possamos melhorar cada vez mais o atendimento ao cidadão e os nossos instrumentos de pesquisa.
Para compor a programação do 10° festival Arquivo em Cartaz, o pesquisador convidado é o arquivista e pesquisador Walmor Martins Pamplona, autor do livro “Documentos audiovisuais nos arquivos: um estudo sobre a trajetória da Seção de Filmes do Arquivo Nacional”, publicado pela editora Multifoco em 2021.
A palestra Imagens em movimento no Arquivo Nacional: a trajetória da seção de filmes, mediada por Marcelo Nogueira de Siqueira, acontecerá no auditório do AN, no dia 21/10 às 16h.
Walmor Pamplona é arquivista no Arquivo Nacional do Brasil. Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade de Coimbra (Portugal), Walmor Martins Pamplona é graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Escola de Comunicação/UFRJ), graduado em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Escola de Arquivologia/UNIRIO), e mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pelo PPGARQ/UNIRIO, com a dissertação Documentos audiovisuais nos arquivos: um estudo sobre a trajetória da Seção de Filmes do Arquivo Nacional. Tem especialização (pós lato sensu) em Marketing e Mídias Sociais pela FGV On-line e é tradutor certificado de inglês como língua de partida. Roteirista, diretor, arquivista, pesquisador, redator publicitário e jornalista, com 35 anos de atuação na Comunicação, dos quais mais de 25 anos dedicados à atividade audiovisual.
Mauro Lerner possui bacharelado e licenciatura em História. Servidor do Arquivo Nacional desde 1988, quando ingressou como técnico da Divisão de Gestão de Documentos. Atuou como Chefe de Seção e como Coordenador em diversos setores do AN (Documentos do Executivo e do Legislativo, Documentos Escritos, Processamento e Preservação do Acervo, além do Protocolo e Arquivo). Desde 2022, é Chefe do Serviço de Estudos Sobre Pessoas Usuárias e Acessibilidade em Arquivos - SEU.
Marcelo Nogueira de Siqueira é doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Coimbra, Portugal e Mestre em História Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), além de especialização em História do Brasil Pós 1930 (UFF) e em Docência do Ensino Superior (Universidade Cândido Mendes). É professor adjunto do Departamento de Arquivologia da UNIRIO e Arquivista concursado do Arquivo Nacional, onde hoje exerce a função de Coordenador-geral de Articulação de Projetos e Internacionalização. Desempenhou a função de professor Assistente Convidado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra entre 2020 e 2021 e desde 2018 é Integrante do Centro de História da Sociedade e da Cultura dessa universidade. Na esfera do Conselho Nacional de Arquivos-Conarq, Marcelo atuou como presidente da Câmara Técnica de Paleografia e Diplomática, da Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos, Sonoros e Musicais e na Comissão Técnica de Avaliação de Arquivos Privados de Interesse Público e Social. Integrou também a Comissão de Altos Estudos do Projeto Memórias Reveladas.
Modalidade: híbrido (auditório do Arquivo Nacional | Acesse aqui a transmissão pelo @ArquivoNacionalBrasil)
Participantes receberão certificados emitidos pelo AN.
Toda a programação do Arquivo em Cartaz é gratuita, contando com oficina, exibição de filmes, debates, entre outras atividades. Fique atento às atualizações da programação aqui pelo site e nas redes sociais do festival e do Arquivo Nacional.