A 10ª edição
O Arquivo em Cartaz - Festival Internacional de Cinema de Arquivo chega em sua 10ª edição, com o desafio de ampliar sua realização no território nacional. Conectando questões globais às realidades dos arquivos no mundo, o AEC apresenta como tema “Memórias da Terra Em Filmes de Arquivo: transformações ambientais, impactos e sobrevivências”.
Para celebrar este marco, o Festival acontece em um formato especial, dividido em duas etapas. A primeira fase, iniciada em janeiro de 2025, promoveu dez eventos presenciais com exibições de filmes e debates em diferentes regiões do Brasil, além de uma mostra exibida em canais de televisão (EBC/TV Brasil), plataformas de streaming e emissoras retransmissoras. Já a segunda fase, programada para ocorrer entre os dias 20 e 24 de outubro de 2025 no Arquivo Nacional, contará com oficinas técnicas, atividades educacionais e culturais, e marcará o retorno da Mostra Competitiva, exibindo produções recentes, realizadas com o uso de documentos de arquivo.
O tema proposto vai ao encontro de grandes debates globais, permitindo reflexões profundas sobre as vivências e as interações com o planeta Terra e o meio ambiente. A temática enfatiza a História de longa duração do que concebemos como Terra e o ambiente em que vivemos, a mãe Terra, Aby Ayala, Tekoha, Abaeté, Gaia.
Convocamos as pessoas a refletirem, dialogarem e produzirem, a partir dos acervos de arquivos, sobre as transformações ambientais, os impactos sobre o meio ambiente, as consequências de danos ambientais, as catástrofes e as mudanças climáticas e também sobre as narrativas de resistência e resiliência, as histórias de lutas, superação, adaptação e continuidade; as relações com ancestrais, da humanidade com a natureza, a transmissão e a renovação de ensinamentos e culturas de respeito e proteção ambiental e as conexões com a Terra e outros seres vivos.
Sobre a fauna, a flora, os biomas, os diversos agentes de proteção ao meio ambiente, tais como povos e comunidades tradicionais, povos indígenas e comunidades locais, ativistas ambientais, Comunidades Quilombolas e Remanescentes de Quilombos e Comunidades Ribeirinhas.
A 10ª Edição do Arquivo em Cartaz, ao se firmar como um festival de filmes de arquivos, figura como um contínuo chamado à ação e à reflexão a partir dos conhecimentos produzidos e impulsionados por meio do que é feito cotidianamente em diferentes instituições arquivísticas em todo o Brasil.
Nesta edição, em especial, ao explorar as memórias da Terra e refletir sobre as transformações ambientais que enfrentamos, através dos filmes de Arquivos e dos acervos audiovisuais e sonoros, estamos diante de uma oportunidade única de unir vozes, olhares e histórias em torno de um compromisso renovado com a proteção do meio ambiente. É uma chance de evidenciarmos o papel social dos arquivos.
Convidamos toda as pessoas a participarem ativamente dessa programação, a se engajarem nas discussões e contribuírem com suas experiências e saberes. Nessa articulação, podemos honrar as memórias de todos os seres que habitam nosso planeta e construirmos um futuro mais sustentável e respeitoso para com as atuais gerações e aquelas que nos sucederão.