Notícias
Arquivo Nacional aprova os instrumentos de gestão de documentos relativos às atividades-fim do Banco do Brasil e da Agência Nacional do Cinema.
Com a aprovação dos códigos de classificação de documentos (CCD) e das tabelas de temporalidade e destinação de documentos de arquivo (TTDD), o BB e a ANCINE concluem relevantes entregas para o Poder Executivo federal, cada um em seu âmbito de atuação.
Após a aprovação dos respectivos instrumentos de gestão de documentos, o BB e a ANCINE entram no grupo de órgãos e entidades do Poder Executivo federal que podem classificar, avaliar, selecionar e destinar todos os documentos produzidos e recebidos em decorrência de suas atividades-meio e atividades-fim, tanto em suporte papel, quanto em formato digital, utilizando instrumentos técnicos aprovados pelo Arquivo Nacional, em conformidade com a legislação.
Aplicando estes instrumentos de gestão de documentos, as instituições poderão otimizar seus acervos arquivísticos, podendo eliminar legalmente os documentos que já cumpriram seus objetivos institucionais, além de contribuir para o acesso e conservação dos documentos destinados a guarda permanente. Tais medidas permitem o aproveitamento racional dos recursos humanos e materiais, culminando na economia de recursos financeiros destinados à alocação de espaço para armazenamento de arquivos.
Os instrumentos estão disponíveis em:
https://www.gov.br/arquivonacional/pt-br/servicos/gestao-de-documentos/orientacao-tecnica-1/codigo-de-classificacao-e-tabela-de-temporalidade-e-destinacao-de-documentos-de-arquivo/codigos-de-classificacao-e-tabelas-de-temporalidade-e-destinacao-de-documentos-relativos-as-atividades-fim-aprovados-pelo-arquivo-nacional