Notícias
Pesquise em nosso acervo
Atendimento
O Arquivo Nacional garante o acesso do cidadão a seu acervo tanto de maneira online, como por meio do atendimento presencial, realizado nas Salas de Consulta do Rio de Janeiro e de Brasília.
O atendimento online é realizado por meio do Módulo de Atendimento que constitui uma interface de relacionamento, que registra as demandas recebidas, o processo de negociação do atendimento e os procedimentos realizados para sua conclusão. O serviço de busca e fornecimento de informações é gratuito, exceto nos casos que envolvam a reprodução de documentos. Nessa hipótese, poderá ser cobrado apenas o valor necessário para cobrir os custos dos serviços e materiais utilizados, de acordo com a Tabela de Prazos e Valores – Arquivo Nacional. Não há resposta imediata. O levantamento prévio de notações e a referência dos documentos devem ser realizados pelos usuários presencialmente no Arquivo Nacional ou nas bases de dados.
O atendimento presencial orienta a consulta aos acervos custodiados pela sede no Rio de Janeiro e pela Superintendência Regional no Distrito Federal e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 19h30min (entrada permitida até as 18h). Veja o passo a passo do atendimento presencial.
ATENÇÃO:
Em geral, na última sexta-feira de cada mês, o atendimento presencial é suspenso na sede para atualização das rotinas de trabalho da equipe. Veja aqui as datas, e programe sua pesquisa!
Lembre-se
Antes de se dirigir a uma das unidades do Arquivo Nacional, é preciso identificar se o documento desejado está custodiado na sede do Rio de Janeiro ou na unidade regional do Distrito Federal. Para isso, observe o código de referência (alfanumérico) que aparece no resultado da pesquisa no Sistema de Informações do Arquivo Nacional - SIAN. Por exemplo:
- Fundos sob guarda da sede do Arquivo Nacional no Rio de Janeiro tem a palavra RIO integrando o código de referência:
Serviço de Comunicações do Ministério da Justiça e Negócios Interiores - BR RJANRIO VV
- Fundos sob guarda da unidade regional do Arquivo Nacional no Distrito Federal tem a palavra BSB integrando o código de referência: Estado-Maior das Forças Armadas – BR DFANBSB 2M